F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

McLaren quer vencer com o MP4/31… mas ainda não sabe bem quando

«Continuamos a evoluir a nossa equipa e o nosso carro com vista ao nosso único objectivo: vencer! Mas não posso adiantar previsões em relação a quando as vitórias chegarão». Foi desta forma cautelosa que Ron Dennis introduziu o MP4/31 o segundo monolugar da ligação McLaren/Honda do Século XXI que é, até agora, talvez o monolugar que apresenta mais alterações visuais em relação ao carro do ano passado.

O nariz com pronunciada inclinação salta logo à vista, mas uma observação mais minuciosa mostra um cuidado extremo com os detalhes, com pequenas entradas de ar e novas colocações dos braços da direcção e das suspensões a mostrarem avançados estudos aerodinâmicos. Os testes de Barcelona começarão, contudo, de forma cautelosa, como explicou Eric Boullier, de forma bem elucidativa: «Serão quatro dias de trabalho cauteloso e metódico, essencialmente para nos certificarmos de que sabemos andar antes de começarmos a correr! Afinal, os testes são apenas testes…».

Ou seja, há que confirmar que o anunciado trabalho aprofundado feito pela Honda no grupo propulsor RA616H deu bons resultados. «Com o que aprendemos no ano passado, introduzimos alterações no compressor e noutros componentes do grupo propulsor, amadurecendo o nosso conceito», referiu o director desportivo da marca nipónica, Yasuhisa Arai. «Queremos testar o equilíbrio do chassis com o novo motor e, especificamente, a evolução do sistema de regeneração de energia [ERS]».

Ou seja, a McLaren tem muito trabalho pela frente e vai começar sem certezas e com muitas cautelas… Só os pilotos têm as habituais palavras de grande optimismo. «Do ponto de vista aerodinâmico este carro tem uma notável atenção ao detalhe», elogia Fernando Alonso que se diz «100% pronto para o grande desafio que aí vem». Jenson Button, por seu turno, fará o baptismo de pista do MP4/31 e diz-se entusiasmado: «Por tudo o que vi na fábrica, as melhorias são incríveis e isso deixa-me cheio de vontade de guiar este carro! Já tenho anos suficientes de F1 para não fazer grandes previsões, mas pelo que vi sinto-me muito optimista».

Além da frente profundamente redesenhada, o McLaren MP4/31 tem uma nova suspensão traseira mas mantém uma tampa de motor muito estreita. O que significa que a Honda se manteve fiel ao seu princípio do «tamanho-zero» para o grupo propulsor que se traduz na miniaturização dos componentes que tantas dores de cabeça provocou no ano passado. Por fim, refira-se que também a Honda optou por ter dois pequenos escapes adicionais, tal como Mercedes e Ferrari, embora estejam colocados um de cada lado do escape principal.

Partilhar Notícia.