F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mundial de 2017: após muitos esforços… Azerbaijão volta a coincidir com Le Mans!

A promessa tinha ficado no ar de, no próximo ano, não haver qualquer Grande Prémio no fim-de-semana das 24 Horas de Le Mans. Por isso, a principal surpresa do esboço de calendário para o Mundial de F1 de 2017 apresentado às equipas é precisamente essa: o G.P. da Europa, em Baku (Azerbaijão), realiza-se precisamente… no fim-de-semana de Le Mans!

A FIA anunciou com enorme antecedência que as 24 Horas de Le Mans se realizariam a 18 e 19 de Junho de 2017, na esperança que a F1 evitasse esse fim-de-semana. Mas a verdade é que, no esboço de calendário apresentado às equipas, aparece o G.P. da Europa nessa data, tal como sucedeu já este ano. É óbvio que a FIA poderá ter uma palavra a dizer, até porque o calendário terá sempre de ser ratificado pelo Conselho Mundial.

Há, contudo, duas questões relevantes: não vemos Jean Todt a comprar uma «guerra» com a F1 por causa desta questão; mais importante, há claramente um problema organizativo que leva a que Baku caia naquela data. Por motivos logísticos, pretende-se que a corrida no Azerbaijão seja no fim-de-semana seguinte ao do Canadá (este ano funcionou bem) que, por sua vez, se realiza duas semanas depois do Mónaco. Que, por sua vez, tem uma data fixa, sempre no último fim-de-semana de Maio. Logo, não há muito por onde mexer…

Quanto ao resto do calendário, confirma-se o que já tínhamos adiantado. É quase uma cópia do deste ano, à excepção do arranque, com a China a passar para segunda prova e logo no fim-de-semana seguinte à Austrália, se bem que subsistam dúvidas quanto à viabilidade por questões alfandegárias. E confirmam-se as presenças de Canadá, Alemanha e Brasil, apesar das dúvidas recentemente levantadas. Então, o esboço de calendário apresentado é o seguinte:

Grand PrémioData
1 Austrália (Melbourne) 26 de Março
2 China (Xanghai) 2 de Abril
3 Bahrain (Sakhir) 16 de Abril
4 Rússia (Sotchi) 20 de Abril
5 Espanha (Barcelona) 14 de Maio
6 Mónaco (Monte-Carlo) 28 de Maio
7 Canadá (Montréal) 11 de Junho
8 Europa (Baku, Azerbaijão) 18 de Junho
9 Áustria (Spielberg) 2 de Julho
10 Grã-Bretanha (Silverstone) 9 de Julho
11 Hungria (Budapeste) 23 de Julho
12 Alemanha (Hockenheim) 30 de Julho
13 Bélgica (Spa-Francorchamps) 27 de Agosto
14 Itália (Monza) 3 de Setembro
15 Singapura (Marina Bay) 17 de Setembro
16 Malásia (Sepang) 1 de Outubro
17 Japão (Suzuka) 8 de Outubro
18 Estados Unidos (Austin) 22 de Outubro
19 México (Mexico City) 29 de Outubro
20 Brasil (Interlagos) 12 de Novembro
21 Abu Dhabi (Yas Marina) 26 de Novembro

Caso este calendário vá em frente, com um início muito tardio da temporada, a 26 de Março –só em 2011 começou mais tarde, a 27 –, as duas sessões de testes pré-temporada deverão realizar-se de 27 de Fevereiro a 2 de Março e de 7 a 10 de Março. Não se sabe ainda onde, mas Barcelona volta a ser o local com mais hipóteses.

Partilhar Notícia.