F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Nova ideia para os GP’s: qualificação à 6.ª, «sprint» ao sábado

Continua o debate em torno de formas de tornar mais atractivo o espectáculo de cada Grande Prémio de F1. Agora foi lançada à discussão uma nova ideia que passa por ter duas corridas no mesmo fim-de-semana, com a qualificação à sexta-feira, uma prova de «sprint» no sábado e o Grande Prémio, como sempre, ao domingo.

A ideia partiu do director desportivo da Pirelli, Paul Hembery, que explicou a necessidade de fazer algo pela F1 numa entrevista ao britânico «Guardian». «Isso permitiria valorizar as sextas-feiras para os promotores terem algo para vender aos espectadores. E talvez uma corrida ‘sprint’ no sábado como um pequeno extra aos fãs».

Hembery explica a necessidade de alterações profundas no esquema tradicional dos Grandes Prémios: «Nós somos, definitivamente, um entretenimento e se não conseguimos continuar a divertir as pessoas elas deixarão de nos ver. A queda de audiências levará à fuga dos patrocinadores e entraremos num ciclo vicioso».

O responsável da Pirelli na F1 mostra uma análise muito pragmática quando diz que «a certa altura alguém vai ter de dizer que chega de discussões e tomar uma decisão». E explica: «O modelo actual claramente não funciona. As mudanças são necessárias, mas o processo para alterar os regulamentos é fastidioso e muito lento. Há demasiadas pessoas com direito a voto mas com interesses divergentes. E não podemos perder mais um ano ‘às voltas’, à procura de melhor compromisso!».

Partilhar Notícia.