F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

O pesadelo de Raikkonen «engolido» por todo o pelotão!

A corrida italiana começou com uma enorme desilusão para os «tifosi», quando Kimi Raikkonen ficou parado na primeira linha da grelha, sendo «engolido» por todo o pelotão. Quase por milagre, ninguém lhe tocou, mas a sua corrida estava definitivamente estragada e a hipótese de a Scuderia pressionar a Mercedes em termos estratégicos com dois carros também…

Para ajudar a perceber o que se terá passado com o finlandês, convém explicar que estes F1 têm duas patilhas de embraiagem no volante, devendo o piloto largar primeiro a da direita, assim que o semáforo apaga. Quando o carro se começa a mexer, larga então a segunda e só a partir daí passa a controlar sozinho o carro, nomeadamente a força da aceleração para evitar que as rodas patinem.

«O motor foi abaixo assim que larguei a primeira patilha da embraiagem mas, tanto quanto me apercebi, fiz tudo da forma correcta, talvez tenha havido um problema com a segunda patilha da embraiagem, talvez não estivesse na posição certa. Tenho quase a certeza de que fiz tudo como costumo fazer, mas já nem sei bem…», dizia um finlandês ainda algo baralhado. «Seja o que for, activou o sistema que impede que o motor se desligue e, uns segundos depois, estava em último!».

A partir daí, Raikkonen passou ao ataque e, mesmo com a corrida perdida, mostrou grande combatividade, ganhando lugares atrás de lugares, mostrando a competitividade do Ferrari SF15-T. «Fiz o que podia e a prova acabou por correr bem mas não deixa de ser uma desilusão acabar em 5.º quando se começa em 2.º».

A equipa decidiu proceder a uma investigação ao sistema das embraiagens para ver se algo teria funcionado mal mas, por não ter sido detectada nenhuma anomalia na telemetria, o director da Scuderia, Maurizio Arrivabene, apontou logo o dedo ao finlandês… embora com meiguice: «Se tiver sido uma falha técnica assumiremos. Mas pelo que vimos nas imagens televisivas parecia que ele estava com dificuldades nos procedimentos, embora seja errado estar a fazer uma acusação destas sem ter todos os dados. Além disso, depois o Kimi fez uma excelente corrida, só temos de estar satisfeitos».

Partilhar Notícia.