F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

O «polícia» da FIA demitiu-se de repente e sem apontar razões!

Notícia-choque abanou hoje a estrutura técnica da FIA que acompanha os Grandes Prémios: o responsável do departamento técnico da F1, o «polícia» que controlava todas as invenções das equipas, Marcin Budkowski, apresentou a demissão com efeitos imediatos! Deixa, para já, a FIA com um enorme problema entre mãos, pois terá de encontrar rapidamente um substituto, embora, no imediato, Jo Bauer, Laurent Mekies e até com uma ajuda do próprio Charlie Whiting possam dar conta do recado.

Este engenheiro francês de origem polaca começou muito cedo na F1, ainda na equipa Prost, tendo trabalhado na aerodinâmica da Ferrari nos gloriosos anos de 2001 a 2007, passando-se então para a McLaren, onde esteve até 2014. Aí saltou para o lado… do «inimigo» passando a trabalhar para a FIA, ajudando a controlar as «maroscas» das potentes equipas de engenharia. No início deste ano, mais concretamente em Fevereiro, foi nomeado para o lugar que agora ocupava, permitindo a Charlie Whting concentrar-se exclusivamente na direcção das provas.

Obviamente que, pela posição que ocupava, Budkowski terá de cumprir um período «de nojo» de três meses, durante os quais não poderá trabalhar para qualquer equipa de F1. O que nos parece muito pouco, atendendo à informação tão sensível a que teve acesso! Afinal, foi ele quem controlou todas as inovações que as equipas apresentavam antes de serem declaradas legais (ou não…) para serem usadas, estando já a par de muitas das tecnologias e outras novidades que algumas escuderias estão a preparar para o próximo ano…

É, pois, uma contratação apetecível para qualquer equipa, não tendo sido adiantada qualquer razão para esta sua demissão totalmente inesperada. Contudo, tendo já trabalhado em duas das maiores equipas de F1, abre-se ainda uma outra hipótese, a de poder integrar a equipa que Ross Brawn, vice-presidente da Liberty Media para a parte desportiva e técnica, está a compor para estudar a Fórmula 1 do futuro próximo…

Partilhar Notícia.