F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Paul Ricard com três zonas a fundo, no G.P. de França vai curvar-se a 343 km/h!

Ao fim de 28 anos, a Fórmula 1 voltará, na próxima temporada, ao circuito de Paul Ricard, no regresso do G.P. de França ao Mundial, após uma ausência de dez anos. E o traçado promete alguns desafios à pilotagem, como passar a fundo na rápida direita de Signes, no final da recta Mistral, a uma velocidade estimada em… 343 km/h!

Das muitas hipóteses possíveis na pista de Paul Ricard – que nos últimos faz tem sido, essencialmente, um moderníssimo centro de testes –, os organizadores optaram pelo traçado clássico e mais longo, com 5,8 km que inclui toda a recta Mistral, com 1,8 km de extensão. Decidiram, contudo, cortá-la ao meio com uma chicane, não só evitando que os motores andassem tanto tempo a fundo mas também criando duas zonas de velocidade máxima (343 km/h), sendo uma delas, a travagem para a chicane, óptima oportunidade de ultrapassagem. Também antes da curva 1 os monolugares atingirão uma velocidade semelhante, sendo outro ponto de ultrapassagem possível.

Os promotores da prova apresentaram a pista aos pilotos durante o passado G.P. da Áustria e receberam boas respostas. «Mostrámos o nosso projecto aos pilotos e todos gostaram da ideia, nomeadamente Hamilton, Vettel e Alonso», revelou Gilles Dufeigneux, responsável da organização do G.P. de França. Ou seja, uma pista com três pontos de velocidade máxima antes de duas travagens violentas (curva 1 e chicane) e uma curva em que só os melhores com os melhores carros conseguirão fazer a fundo, dividindo logo aí o pelotão.

«Os pilotos disseram-nos que a travagem para a chicane possibilitaria até ultrapassagens sem o DRS», explicou Dufeigneux, deixando em aberto a colocação das zonas de DRS noutros locais, permitindo pelo menos três pontos de ultrapassagem.

Para receber o G.P. de França, a pista poucas alterações terá de sofrer, pois há muito que está homologada com o Grau 1 da FIA. No início de 2016 recebeu as equipas de F1 para um testes de pneus para pista molhada, foi um dos circuitos usados no desenvolvimento dos pneus deste ano e já esta época recebeu um dos carros actuais, quando Sebastian Buemi fez centenas de voltas com um Red Bull RB13 para trabalhar nos pneus de 2018 da marca italiana.

O grande trabalho e investimento que aguarda os promotores estará no erguer de bancadas. Paul Ricard tem sido, nestes últimos largos anos, uma pista, essencialmente, de testes, pelo que não está feita para receber grande quantidade de público. Os organizadores prevêem ter bancadas com capacidade para 40 a 45 mil espectadores, estando a prever 60 a 65 mil espectadores no total, ficando os restantes espalhados por vastas zonas de peão existentes.

O G. P. de França vai realizar-se a 24 de Junho e será a prova do meio (entre a Áustria e a Grã-Bretanha) de uma estreia absoluta: a F1 terá, pela primeira vez na sua história, três corridas em fins-de-semana consecutivos!

Partilhar Notícia.