F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Perez e Grosjean penalizados alteram a grelha de partida

A grelha de partida do G.P. de Singapura sofreu duas alterações devido às penalizações de oito lugares para Sergio Perez (Force India), por desrespeito das bandeiras amarelas no Q2 da qualificação, e de cinco posições para Romain Grosjean (Haas) por troca da caixa de velocidades, danificada após o despiste no Q2. E a Ferrari poderá montar um motor novo no caro de Vettel, já que a penalização que isso implicará não terá influência no lugar de aranque do alemão que ficou na última posição da grelha…

Perez não conseguiu convencer os Comissários Desportivos de que, ao passar no local onde Grosjean se despistara, tinha levantado suficientemente o pé do acelerador e reduzido a velocidade, como estava obrigado pelas bandeiras amarelas. Para agravar o caso, ultrapassou o Haas do compatriota Gutierrez nessa zona. Mas foi assim que conseguiu garantir o apuramento para o Q3.

O mexicano explicou que tinha perdido seis décimos naquele sector e que passara Gutierrez porque este ia devagar e se chegara para o lado. Mas os Comissários contrapuseram que tinha sido um comportamento perigoso em duas curvas «cegas», onde o piloto não tinha forma de saber o que lhe poderia aparecer pela frente… Resultado: oito lugares de penalização na grelha, baixando Perez ao 18.º lugar.

Pergunta que fica: isso ficou tão óbvio logo no momento pelas imagens televisivas e, com o Q3 atrasado em dez minutos, porque não foi esta decisão tomada em tempo útil, permitindo que Bottas (Williams) participasse justamente no Q3?... A grelha de partida ficou assim ordenada:

Pos Piloto Piloto Pos
01 N. Rosberg
D. Ricciardo 02
03 L. Hamilton
M. Verstappen 04
05 K. Räikkönen
C. Sainz 06
07 D. Kvyat
N. Hülkenberg 08
09 F. Alonso
V. Bottas 10
11 F. Massa
J. Button 12
13 E. Gutiérrez
M. Ericsson 14
15 K. Magnussen
F. Nasr 16
17 S. Pérez
J. Palmer 18
19 R. Grosjean
P. Wehrlein 20
21 E. Ocon
S. Vettel 22

Entretanto, a Ferrari está a considerar a hipótese de montar um novo motor no carro de Vettel. Porque o alemão já ia partir de último, depois da quebra de um elemento da suspensão do seu carro não lhe ter permitido fazer um tempo significativo, a penalização que acarreta a montagem de uma unidade motriz adicional é… zero. E como Vettel já estava no limite do número de componentes para este ano, tem aqui uma oportunidade de se «reabastecer» com um grupo propulsor «fresquinho»!

Partilhar Notícia.