F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pista de Sepang aprovada, escoamento das águas da chuva melhorado

Os problemas que o circuito de Sepang revelou durante os últimos testes colectivos de MotoGP, com enormes dificuldades no escoamento da água após as habituais chuvadas na região de Kuala Lumpur, parecem resolvidos, segundo garantiu Charlie Whiting, responsável técnico da FIA e director das provas da F1. Whiting fez uma última inspecção à pista onde, no próximo fim-de-semana, se realizará o G.P. da Malásia e desfez preocupações.

A pista de Sepang foi reasfaltada este ano, entre Março e Abril, com duas das curvas mais apertadas – nomeadamente a que dá entrada na recta da meta – a receberem um «banking», ou seja, a terem ligeira inclinação para o interior. Foi também uma das formas de aumentar a capacidade de escoamento da água das enormes bátegas que costumam abater-se sobre a pista malaia.

É verdade que, este ano, o G.P. da Malásia voltou a realizar-se nesta época do ano, como tinha sido nas duas primeiras edições, em vez do início da temporada, quando houve maiores problemas com as fortes chuvadas. Mas não há garantias de que estas não aconteçam na mesma, neste período de monções naquela região do Mundo…

«Não deveremos ter quaisquer problemas com a pista durante o fim-de-semana ou, pelo menos, muito menores que no passado», garantiu Whiting, após uma última inspecção. «À luz do que sabemos e do que constatámos nesta última inspecção, será preciso menos tempo para que a pista seque após a passagem de um temporal».

O britânico adiantou: «Os sistemas de evacuação de água foram reforçados, pelo que não deveremos encontrar problemas de maior durante o Grande Prémio. Os organizadores tomaram todas as medidas de precaução necessárias e temos de os felicitar pelo excelente trabalho feito num período muito curto». É verdade que, por alturas do MotoGP, a pista enfrentou enormes dificuldades no escoamento da água. Mas também não podemos esquecer que, por aquelas paragens, as chuvadas têm, por vezes, tal violência que não há obras nem planos de contingência que permitam que os Fórmula 1 continuem a acelerar como se nada se passasse…

Partilhar Notícia.