F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

«Pole» da Áustria a mais rápida… dos últimos 26 anos?!

A adopção dos novos pneus ultramacios da Pirelli, em conjunto com os melhoramentos introduzidos na pista do Red Bull Ring, poderão levar a que a «pole position» para o G.P. da Áustria deste ano seja das voltas mais curtas dos últimos 26 anos da Fórmula 1! As estimativas apontam para que os mais rápidos consigam mesmo entrar na casa do 1.05, quando a «pole» de Lewis Hamilton, em 2015, foi de 1.08,455!

Os pneus ultramacios têm sido das boas surpresas desta época, além de os próprios monolugares estarem cerca de 2,5 s mais rápidos que os do ano passado. Além disso, a pista austríaca foi reasfaltada, tendo sido eliminados alguns ressaltos no asfalto que complicavam a o equilíbrio dos carros em zonas cruciais, como a travagem para a curva 2, após a mais longa recta da pista, e nas duas últimas curvas, antes da recta da meta.

Recentemente o DTM passou pelo Red Bull Ring e a «pole» foi 2,5 s mais baixa que em 2015. Paul di Resta, piloto de reserva da Williams e um dos mais rápidos do DTM, explicou: «A superfície está mais lisa e oferece mais tracção à saída das curvas, vai-se tornando sempre mais rápida. Como tem menos ressaltos, podem afinar-se os carros um pouco mais baixos e optimizar a aerodinâmica».

«Os correctores também estão diferentes, perdoam mais quando se passa por cima. No fundo a pista perdeu algum do seu carácter o que é pena, mas tornou-se bastante mais rápida!», explicou Paul di Resta que aposta num tempo na casa do 1.05 m. «Vai ser brutalmente rápido, os pilotos vão estar muito entretidos!».

Isso faria com que fosse batido o recorde da volta mais rápida alguma vez feita ao traçado austríaco: 1.07,908 m por Michael Schumacher, num treino de sexta-feira, em 2003, embora o recorde oficial da «pole» seja de 1.08,038 m (Rubens Barrichello, Ferrari, 2002). E, caso se confirme, será a volta a uma pista de Fórmula 1 em menos tempo, desde a «pole» de Nigel Mansell para o G.P. de França de 1990, em Paul Ricard, quando fez uma volta em apenas 1.04,402 m. Talvez com os carros de 2017…

Partilhar Notícia.