F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Singapura – Fantástica «pole» de Vettel, Mercedes «perdidos»!

Acabou o domínio da Mercedes nas «pole positions», com Sebastian Vettel a garantir o primeiro lugar da grelha para o G.P. de Singapura para a Ferrari, não só com uma volta fenomenal, mas com total domínio da qualificação! «Grande trabalho, fantástico!», gritou Vettel assim que cortou a meta com um tempo que lhe deu a «pole» com mais de meio segundo de vantagem sobre o seu ex-colega de equipa, Daniel Ricciardo, no ressurgimento dos Red Bull… no momento de confirmação do divórcio com a Renault!

Foram 24 «poles» seguidas para a Mercedes e 31 para os motores Mercedes que hoje terminaram, com uma sessão em que tanto a Ferrari como a Red Bull estiveram sempre bem por cima e com Hamilton a acabar quase a segundo e meio de distância de Vettel. O panorama para os campeões do Mundo é preocupante e essa é uma notícia quase tão importante como a esmagadora «pole» de Vettel: Singapura-2010 (com Alonso) tinha sido a última «pole» da Ferrari com a pista seca, ou seja, sem constrangimentos de qualquer espécie, num exercício de velocidade pura!

Logo na primeira parte da qualificação ficaram patentes as dificuldades dos Mercedes e a forma como os Ferrari lidavam bem com os correctores da pista de Singapura. Os carros italianos foram, aliás, os únicos a não sentirem necessidade de montar os pneus supermacios para garantirem a sua passagem à segunda fase, o que deu logo uma ideia de como estavam à vontade… Com os McLaren mais à vontade (embora Button se tenha salvo à recta, no último segundo), coube aos Sauber e aos Manor, mais a Pastor Maldonado ficarem de fora logo na primeira parte da qualificação.

A segunda fase voltou a mostrar os Ferrari e os Red Bull bem à vontade e até a aparição de Max Verstappen a mostrar o seu Toro Rosso aos Mercedes! Esta parte terminou com um toque no muro de Carlos Sainz que impediu alguns pilotos de uma última tentativa, nomeadamente Fernando Alonso que esperava levar, por uma vez, o McLaren/Honda aos dez primeiros lugares da grelha este ano. Também os pilotos da Force India acabaram por ficar de fora da discussão final dos dez primeiros lugares que se previa emocionante, apesar da aparente superioridade de Vettel.

Na fase decisiva, os Red Bull começaram por marcar o andamento, mas Vettel (Ferrari) mostrou um desconcertante à-vontade na forma como «saltitava» de corrector para corrector, o SF15-T com um comportamento notável, uma agilidade impressionante! Na segunda tentativa, Ricciardo ainda chegou perto do ex-colega de equipa mas, mesmo já tendo a «pole» garantida, o alemão da Ferrari fez uma última volta de sonho e «deu» meio segundo a Riciardo. Nas «segundas linhas», nova vitória Ferrari, com Raikkonen a bater Kvyat!

E só depois apareceram os Mercedes, com Hamilton a bater Rosberg, mas muito longe dos lugares da frente… Pouco se sabe ainda das dificuldades que os Mercedes passaram, repentinamente, a sentir. Mas, numa das pistas que exige maior aderência mecânica, as novas regras apertadas em torno das pressões mínimas dos pneus impostas pela Pirelli e pela FIA estarão a afectar mais os carros dos campeões do Mundo que os outros. Ou seja, um conjunto de mudança de regras com uma pista muito específica que não se deverá repetir, por exemplo, no Japão, a próxima prova, traçado muito rápido. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Sebastian Vettel Ferrari 1.43,885
2.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.44,428
3.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.44,667
4.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.44,745
5.º Lewis Hamilton Mercedes 1.45,300
6.º Nico Rosberg Mercedes 1.45,415
7.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.45,676
8.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1.45,798
9.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.46,077
10.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.46,413
11.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.46,305
12.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.46,328
13.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.46,385
14.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.46,894
15.º Jenson Button McLaren/Honda 1.47,019
16.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.46,965
17.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.47,088
18.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.47,323
19.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.51,021
20.º Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari 1.51,523

A corrida começa amanhã, às 13 horas de Portugal Continental e promete ser bem agitada e emocionante. Há um ano a vitória foi obtida com uma estratégia de três paragens nas «boxes» e também aí tanto a Ferrari como a Red Bull têm vantagem, pois pouparam um jogo de pneus supermacios, face aos Mercedes. Mas é de esperar que, até lá, os campeões do Mundo tentem reagir, inventando qualquer afinação que responda a uma qualificação que os colocou sob os holofotes… não pelas melhores razões!

Partilhar Notícia.