F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Veja a protecção dos «cockpits» dos F1 que a FIA vai começar a testar

A FIA prepara-se para retomar os testes de alguma forma de protecção dos habitáculos abertos dos monolugares. Um assunto que volta à ordem do dia após a morte de Justin Wilson, atingido na cabeça por uma peça de outro carro, mas que já tinha sido decidido antes, num encontro entre os chefes de equipa. E de que já se falara por alturas do G.P. da Áustria, após o acidente em que o McLaren de Alonso ficou em cima do Ferrari de Raikkonen.

Já há uns anos que a FIA procedera a testes exaustivos com uma cobertura para os habitáculos num material semelhante ao plexiglas, inspirada nas dos aviões militares. Mas os inconvenientes encontrados superaram os lados positivos: possibilidade de estilhaços; eventualidade de, ao baterem na cobertura, os detritos serem projectados ainda mais altos e irem parar aos espectadores; maior dificuldade para a extracção rápida do piloto ou para a sua assistência; a própria resistência das equipas que consideram que fechar os «cockpits» é desvirtuar a essência das corridas de fórmulas.

Entretanto, novos conceitos estão a ser estudados, nomeadamente um proposto pela Mercedes que passa por uma estrutura em fibra de carbono colocada em torno da cabeça do piloto. O seu funcionamento fica bem claro no vídeo que exibimos acima. Poderá fazer alguma confusão aquele pilar central, por prejudicar a visão do piloto. No entanto, por ser feito num material tão resistente como a fibra de carbono, poderá ser muito fino. Por outro lado, vemos nas corridas de Turismos (DTM, WTCC, etc.) que os pilotos correm sempre com a escova do limpa-vidros na vertical…

A FIA pensa recomeçar os testes já no próximo mês, procurando uma forma de proteger melhor os pilotos dos fórmulas de peças e componentes de maiores dimensões que possam pôr em perigo a sua integridade física. Mas será quase impossível protegê-los de tudo… Recorde-se que, no caso do gravíssimo acidente sofrido por Felipe Massa, em 2009, o brasileiro foi atingido num olho por uma pequena mola que perfurou a viseira do seu capacete! Porque a segurança total é algo que não existe no desporto automóvel…

Um último à parte: se estas protecções forem avante, quem esperava por monolugares mais bonitos no futuro… pode esquecer!

Partilhar Notícia.