F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Qualificação decidida pela FIA, «dança das cadeiras» em todas as três fases!

Lado bom: pelos vistos a F1 já sabe com que linhas se vai coser na qualificação do G.P. da Austrália. Menos bom: o Conselho Mundial da FIA acaba de aprovar, segundo adianta o britânico «Autosport», o sistema de eliminação, aplicado a todas as três fases da qualificação, como tinha sido originalmente anunciado, após a reunião das equipas no Grupo Estratégico e, depois, na Comissão de F1, há cerca de dez dias, em Genebra…

Assim, o sistema de qualificação para os Grandes Prémios funcionará da seguinte forma: o Q1 durará 16 minutos, com o mais lento a ser eliminado ao fim de 7 minutos e, depois, um eliminado a cada 90 segundos, até ficarem só 15 pilotos; o Q2 durará 15 minutos, com o primeiro eliminado ao 6.º minuto, seguindo-se eliminações a a cada 90 segundos até ficarem apenas oito; nos 14 minutos do Q3, a 5.º minuto teremos o primeiro eliminado, com eliminações sucessivas a cada 90 segundos até ficar apenas o mais rápido que será o homem da «pole».

Quando a ideia foi anunciada pela primeira vez, Ecclestone (que sempre se mostrou contra) logo anunciou a impossibilidade de pôr em prática um sistema de controlo e de gráficos para tornar o treino perceptível aos telespectadores. Com esta justificação quis adiar a entrada em vigor do novo esquema para o G.P. de Espanha. Agora que a FIA aprovou o sistema por completo – e não um formato misto como chegou a ser proposto, já esta semana, pelas equipas… –, a FOM já fez saber que estará em condições de garantir a operacionalidade do sistema em Melbourne…

Independentemente destas «guerrinhas» e embirrações entre as cúpulas do desporto, é verdade que foram já vários os pilotos que se manifestaram contrários às alterações no formato das qualificações. Mas também já houve diversos chefes de equipa a explicar que os envolvidos da F1 rapidamente se adaptarão às novas regras e perceberão como tirar partido deste novo formato. Já os espectadores terão de fazer uma espécie de curso das «novas oportunidades» para se «formatarem» nas novas qualificações. Esperemos apenas que as mudanças venham, de facto, melhorar o espectáculo!

Partilhar Notícia.