F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-4: Raikkonen mais rápido… Mercedes fez 11 Grandes Prémios!

Kimi Raikkonen fechou a primeira «rodada» de testes pré-temporada, em Barcelona, colocando o Ferrari SF16-H no topo da tabela de tempos no último dia. A Scuderia ficou, aliás, com a melhor marca dos quatro dias, embora através de Sebastian Vettel, na segunda jornada. Mas é muito difícil falar de tempos e comparar décimos de segundo quando, ao mesmo tempo, os bicampeões do Mundo não ligaram nenhuma ao cronómetro e, num autêntico exibicionismo de fiabilidade de fazer inveja a qualquer vencedor do… «Dakar», tiraram o W07 Hybrid da «caixa» e, em quatro dias, cumpriram o equivalente a cerca de onze G.P. de Espanha!!

Rodando sempre com pneus médios, Hamilton (343 voltas) e Rosberg (332) foram os maratonistas de serviço, rodando sem parar e sem que o W07 desse sinais de qualquer fraqueza. Pelo caminho, foram experimentando as mais diversas peças, recolhendo inúmeros dados que, agora, serão analisados para então, nos próximos testes, as «performances» começarem a ser a prioridade. De forma metódica, a Mercedes está a construir, tudo o parece indicar, mais um ano de grande superioridade, mesmo se esta é uma afirmação ainda arriscada numa fase tão prematura da preparação da época.

O melhor tempo de um Mercedes foi conseguido por Rosberg (1.24,867), no segundo dia, com pneus médios e fica ao nível do conseguido hoje pelo Red Bull de Kvyat… com os pneus ultramacios! Porque foi com os novos pneus púrpura da Pirelli que Raikkonen e o russo da Red Bull obtiveram os melhores tempos, mesmo assim muito aquém da marca de Vettel (1.22,810) que fica como a melhor destes testes e até longe da de Hulkenberg (1.23,110) com… os supermacios.

Aliás, na Force India, enquanto nos bastidores há movimentações financeiras – que até podem acabar com a equipa a mudar… de nacionalidade –, da pista chegaram de novo sinais positivos a ler nas entrelinhas. Afinal foi Alfonso Celis Jr. a guiar pela segunda vez em quatro dias o VJM09, algo invulgar para um piloto de reserva, mas o mexicano deu boa conta do recado. E repare-se: se um jovem piloto, com pouca experiência de F1 e menos ainda de levar carro e pneus ao limite, consegue ficar, com os mesmos ultramacios da Pirelli, a meio segundo do Red Bull de Kvyat, o que nos poderá dizer isso acerca da competitividade do VJM09/Mercedes?...

Bom dia de trabalho também para a Renault Sport, com Kevin Magnussen a fazer 153 voltas, mais de dois Grandes Prémios, embora não tenha terminado a jornada sem uma avaria, a 15 minutos do final do dia. Estes testes servem também para isto, para levar o material ao limite e perceber onde ele está e por onde se quebra. Dia positivo e cheio de conclusões a tirar, portanto, para a equipa francesa.

O mesmo não poderá dizer a McLaren… Se começara muito bem a semana, com dois dias bastante produtivos em que os «fantasmas» da fragilidade mecânica pareciam afastados, a McLaren acabou os testes de Barcelona em pesadelo. Primeiro com problema hidráulicos a colocarem final prematuro ao terceiro dia, com Button. Depois com Alonso quase impedido de rodar na derradeira jornada, apenas com três voltas da parte da manhã antes de parar devido a uma fuga no circuito de refrigeração. E de tarde o MP4/31 já nem mexeu, com a equipa a arrumar o material mais cedo…

Outros incidentes dignos de nota: Esteban Gutierrez voltou a rodar muito com o Haas, mas teve de interromper a simulação de Grande Prémio que estava a fazer da parte da tarde com um problema mecânico; Rio Haryanto prossegue a sua aprendizagem da F1 com a Manor Racing que inclui descobrir os limites do seu carro… com uma saída de pista que acabou com ligeiro toque nos «rails» com a asa traseira. Tempos de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 Räikkönen Ferrari  1:23.477 80
2 Kvyat Red Bull  1:24.293 96
3 Celis Force India  1:24.840 75
4 Magnussen Renault Sport  1:25.263 153
5 Verstappen Toro Rosso  1:25.393 110
6 Nasr Sauber  1:26.053 121
7 Rosberg Mercedes  1:26.187 86
8 Hamilton Mercedes  1:26.295 99
9 Massa Williams  1:26.483 54
10 Gutiérrez Haas  1:27.802 89
11 Haryanto Manor  1:28.266 51
12 Alonso McLaren 3

Material arrumado, não há tempo a perder. As equipas têm agora muito poucos dias para analisar e compreender as «toneladas» de dados e ensinamentos recolhidos em Barcelona pois estarão de volta à pista já no início da próxima semana: de 1 a 4 de Março realizam-se os últimos quatro dias de testes de preparação para o Mundial de 2016. Depois, será «empacotar» tudo e enviar o material para Melbourne, onde o Campeonato do Mundo arrancará com o G.P. da Austrália, no dia 20 de Março.

Partilhar Notícia.