F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Rebentamento do pneu de Vettel na Áustria deveu-se a detritos na pista

A Pirelli investigou os restos do pneu traseiro-direito do Ferrari de Sebastian Vettel, o que rebentou provocando o seu abandono no G.P. da Áustria, e chegou à conclusão de que só podem ter sido detritos na pista a provocar a sua destruição.

O piloto alemão estava a tentar esticar o mais possível a vida dos seus pneus supermacios quando, ao entrar na 26.ª volta, o pneu de trás rebentou em plena recta da meta. Com enorme mestria, Vettel controlou o melhor que pôde o Ferrari, mas não conseguiu evitar um toque no «rail» ainda que ligeiro para a velocidade a que seguia, acima dos 250 km/h!

Apesar de ter estado muitas voltas com os mesmos pneus, a Pirelli afastou a hipótese de fadiga ou excesso de utilização, apontando para algum objecto em pista ter provocado um corte no pneu que levou ao rebentamento.

«O pouco que restou do pneu em questão, juntamente com uma aprofundada comparação com outros pneus usados na corrida, não revelam sinais de fadiga ou falha estrutura no pneu», lê-se num comunicado da marca italiana. «Consequentemente, o problema só pode ter sido causado por um detrito que levou ao colapso do pneu».

Recorde-se que, ao longo do fim-de-semana, houve grande polémica com a «agressividade» dos correctores dos Red Bull Ring que arrancaram peças a alguns monolugares, além das quebras de suspensões verificadas. Pode ter sido uma dessas peças (pequenos pedações das asas, por exemplo) a causar esta falha que custou mais um abandono a Vettel.

Partilhar Notícia.