F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Renault já mostrou como pode ser o novo escape «barulhento»

Embora o carro mostrado na apresentação da equipa da Renault mais não fosse que um Lotus E23 de 2015, já exibia uma das grandes novidades para 2016: o escape com uma saída adicional para garantir que o motor fará bastante mais barulho que no ano passado. Neste caso, o motor Renault R.E. 16 dispõe apenas de uma saída extra (estão autorizadas até duas, à escolha do construtor), bem colada ao escape principal.

Esta pequena saída está directamente ligada à válvula «wastegate», anulando o efeito silenciador que esta produzia nos motores até aqui. Espera-se, com esta solução, que os grupos propulsores se tornem até 25% mais ruidosos este ano, indo ao encontro de um dos pedidos dos fãs da F1 que achavam os motores demasiado silenciosos…

Quanto à Renault, o RS16 com que a equipa irá iniciar a temporada não será mais que o Lotus E23 Hybrid modernizado com uma série de evoluções aerodinâmicas que já tinham sido estudadas pelo director técnico Nick Chester, mas nunca postas em prática, pela falta de meios financeiros da equipa, durante a segunda metade da época transacta. Por outro lado, a zona traseira foi também redesenhada para receber o grupo propulsor da Renault, no lugar do da Mercedes.

Em princípio, só no G.P. de Espanha, no arranque da temporada europeia, deverá aparecer o primeiro chassis verdadeiramente novo, projectado já enquanto estrutura Renault.

Partilhar Notícia.