F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Renault volta a testar Robert Kubica que sente mais próximo o regresso à F1!

Robert Kubica está plenamente convicto de que tem enormes hipóteses de regressar, no próximo ano, à Fórmula 1, de onde está afastado desde 2011, quando sofreu um grave acidente num rali que lhe deixou o braço direito gravemente ferido. A sua convicção aumentou após o teste efectuado em Valência com um Lotus E20 e proporcionado pela equipa Renault que irá repetir a acção na próxima semana. «Antes desse teste pensava que teria 10 a 20% de possibilidades de regressar. Agora já acredito que tenho 80 a 90% de hipóteses!», disse Kubica.

A Renault anunciou que irá proporcionar novo teste, em Paul Ricard, ainda com o Lotus E20 de 2012 ao piloto polaco, mas agora numa toada já mais séria e rápida. Porque, se tudo correr bem, é muito provável que o passo seguinte seja colocar Kubica a guiar o carro deste ano, o R.S.17, nos testes do Hungaroring que se realizarão nos dias seguintes ao G.P. da Hungria. E aqui estaremos claramente a ver a Renault à procura de um piloto para fazer equipa com Hulkenberg em 2018!

«Se o primeiro teste em Valência serviu apenas para que o Robert recuperasse as sensações de pilotar um F1, nesta segunda sessão tentaremos perceber as suas reais capacidades para regressar como piloto numa competição de primeiro plano», explicou Cyril Abiteboul, director da Renault Sport Racing. «É uma nova etapa das muitas que ainda terá de ultrapassar e será ele, melhor que ninguém, a conseguir julgar se poderá regressar como piloto profissional ao mais alto nível».

Sabe-se que, em Valência – onde usou um volante modificado, com muitos dos comandos mudados para o lado esquerdo para facilitar a sua utilização –, Kubica surpreendeu toda a gente, não só pela velocidade demonstrada mas também pela resistência física que lhe permitiu cumprir um programa equivalente a um Grande Prémio concentrado num só dia, até com uma simulação de corrida!

Aquele que Alonso definiu como um dos mais talentosos pilotos que já viu voltou a guiar o Lotus E20 no passado fim-de-semana, em Goodwood, no Festival of Speed, e diz claramente: «Quero voltar à Fórmula 1 se estiver 100% seguro de que serei capaz de obter resultados, é esse o meu objectivo. Para ser sincero, naquele dia de teste fiquei em choque porque não esperava que corresse tão bem. E quando nos livramos de 80% das nossas dúvidas num só dia é um enorme alento!».

A Renault anda, objectivamente, à procura de um novo colega de equipa para Nico Hulkenberg. E se Carlos Sainz é um dos alvos a seguir – o piloto espanhol já declarou que não se vê mais um ano na Toro Rosso… –, caso a Red Bull não o liberte e Kubica se mostre de facto em condições de recuperar a sua competitividade não deixa de ser uma boa opção!

Partilhar Notícia.