F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Abu Dhabi – Rosberg acaba o ano em alta com um «tri»!

Nico Rosberg bateu Lewis Hamilton sem apelo nem agravo para alcançar a terceira vitória consecutiva, depois de dominar o G.P. do Abu Dhabi, no encerramento do Mundial de Fórmula 1 de 2015. Em mais um passeio dos Mercedes, o alemão não deu qualquer hipótese, numa corrida que valeu pela excelente recuperação de Sebastian Vettel que conseguiu levar o seu Ferrari do 15.º lugar da grelhar até ao 4.º posto final.

Partindo da «pole position», Rosberg comandou de princípio a fim, conseguindo sempre manter Hamilton a uma distância de segurança. O tricampeão do Mundo ainda tentou jogar no campo estratégico, retardando a sua segunda paragem para troca de pneus cerca de uma dezena de voltas, tirando partindo do reduzido desgaste provocado pelo liso asfalto e pela temperatura mais fresca. Mas nem assim conseguiu apanhar Rosberg que acelerou isolado para a sua 14.ª vitória e para um defeso «em alta», deixando Hamilton a interrogar-se sobre o que terá mudado neste final de temporada…

Atrás dos inalcançáveis Mercedes, Kimi Raikkonen (Ferrari) fez a sua obrigação, com uma corrida relativamente solitária, mostrando que os Ferrari, não estando ao nível dos campeões do Mundo, estão num patamar acima da restante concorrência. Assim, o seu pódio era quase óbvio, mas o finlandês não cometeu qualquer erro e, assim, garantiu o 4.º posto no Mundial, batendo o compatriota Valtteri Bottas.

Outra demonstração da competitividade dos Ferrari foi a esperada recuperação de Sebastian Vettel que partiu de 15.º, ao ganhar um lugar devido à penalização de cinco lugares na grelha de Romain Grosjean (troca de caixa). O alemão da Ferrari trepou pelotão acima com relativa facilidade, mas quando se desembaraçou de todos os seus adversários já Raikkonen estava demasiado longe para ter veleidades de pódio… Mas foi mais uma grande actuação de Vettel!

Confirmando a boa forma mostrada ao longo de todo o fim-de-semana, Sergio Perez coroou a passagem pelo Abu Dhabi com magnífico 5.º lugar, mostrando a evolução dos Force India, completado com o 7.º posto de Nico Hulkenberg. Classificação de uma corrida que apenas conheceu um abandono, o de Pastor Maldonado (tocado por Alonso logo à partida):

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.38.30,175 h
2.º Lewis Hamilton Mercedes a 8,271 s
3.º Kimi Raikkonen Ferrari a 19,430 s
4.º Sebastian Vettel Ferrari a 43,735 s
5.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 1.03,952 m
6.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 1.05,010 m
7.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes a 1.33,618 m
8.º Felipe Massa Williams/Mercedes a 1.37,751 m
9.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes a 1.38,201 m
10.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 1.42,371 m
11.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault a 1.43,525 m
12.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 1 volta
13.º Jenson Button McLaren/Honda a 1 volta
14.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes a 1 volta
15.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 1 volta
16.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 1 volta
17.º Fernando Alonso McLaren/Honda a 2 voltas
18.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 2 voltas
19.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari a 3 voltas
Pastor Maldonado Lotus/Mercedes  Saída por toque de Alonso

Apesar de ter sido a última prova deste Mundial, a Fórmula 1 não vai abandonar o Abu Dhabi. Tem amanhã um dia de descanso e, sem que as equipas mexam nos carros para não alterarem os pontos de referência, participarão num intenso dia de testes de pneus para a Pirelli. Em foco estarão já os pneus para 2016, nomeadamente os novos ultramacios identificados pela cor púrpura.

Partilhar Notícia.