F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Brasil – Rosberg continua a brilhar… e até brincou com Hamilton!

Arrumada a luta do título, parece que Nico Rosberg se soltou da pressão e se tornou outro piloto! E voltou a dominar Lewis Hamilton, desta feita no G.P. do Brasil, somando de forma incontestável a sua 13.ª vitória e garantindo que o título de vice-campeão será seu. A uma corrida do final do ano, mais uma exibição superior da Mercedes para a 11.ª dupla e mostrando que, por muito que se esforcem, os rivais não conseguem diminuir a desvantagem…

Hamilton já avisara que, na pista de Interlagos, era muito difícil seguir o carro da frente e que, sem nenhuma ocorrência invulgar, apenas na partida ou nas trocas de pneus conseguiria ultrapassar Rosberg. O que se confirmou e, não dando o alemão hipóteses em nenhuma daquelas ocasiões, a sua vitória acabou por ser natural e sem qualquer contestação, tal a superioridade dos Mercedes. E lá teve Hamilton de adiar para a décima tentativa a tão desejada vitória na terra do seu ídolo Ayrton Senna…

Rosberg teve até a oportunidade de fazer uma pequenina maldade a Hamilton e ajustar umas continhas «penduradas»… há sete meses! Recordam-se do G.P. da China, em que o alemão acusou Hamilton de ter andado tão devagar que o deixou vulnerável a um eventual ataque de Vettel? Pois, de repente, Rosberg deixou-se apanhar por Hamilton, parecia até ter problemas de travões mas o britânico nunca o conseguia passar.

E assim rodaram várias voltas separados por pouco mais de meio segundo, embora o alemão, no fundo, controlasse as operações. Hamilton bem pedia para o deixarem alterar a sua estratégia, mas a Mercedes não vai a esse ponto na «liberdade de confrontação» entre os seus pilotos… E assim continuaram até perceberem que a vantagem para Vettel tinha caído para menos de 6 s. De repente, os «aparentes» problemas de Rosberg desapareceram, o alemão rapidamente ganhou mais de um segundo a Hamilton e a diferença para o Ferrari foi recolocada em quase dez segundos em meia-dúzia de voltas… O domínio da Mercedes está neste nível, os seus pilotos «brincam» como querem com a corrida!

Atrás dos inalcançáveis Mercedes, três corridas bem solitárias, com os dois Ferrari a mostrarem que são mais rápidos em corrida que em qualificação mas que, mesmo assim, ainda estão bastante longe dos campeões do Mundo… Vettel, pelo seu lado, exibiu-se em bom nível e mostrou a diferença que existe para o colega de equipa, Kimi Raikkonen: 33 segundos… Pequena consolação para os Ferrari, foram os únicos a terminar na mesma volta dos Mercedes!

Valtteri Bottas também teve uma corrida isolada, mas nunca o piloto da Williams esteve em posição de atacar o Ferrari de Raikkonen, nem mesmo antecipando trocas de pneus. Mais animada esteve a luta pela sexta posição, mas Nico Hulkenberg (Force India) voltou a mostrar a sua predilecção pela pista brasileira, batendo Kvyat (Red Bull), Massa (Williams), Grosjean (Lotus) e Verstappen (Toro Rosso) que rodaram juntos por bastantes voltas.

Massa viria, contudo, a ficar sem o 8.º lugar, depois de os comissários o desclassificarem, por o seu Williams ter um dos pneus com temperatura e pressão ilegais, quando controlado na grelha de partida… Um choque para os milhares de fãs do brasileiro, numa decisão de que a equipa irá recorrer. Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.31.09,090 h
2.º Lewis Hamilton Mercedes a 7,756 s
3.º Sebastian Vettel Ferrari a 14,244 s
4.º Kimi Raikkonen Ferrari a 47,543 s
5.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes a 1 volta
6.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes a 1 volta
7.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 1 volta
8.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes a 1 volta
9.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 1 volta
10.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes a 1 volta
11.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 1 volta
12.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 1 volta
13.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 1 volta
14.º Jenson Button McLaren/Honda a 1 volta
15.º Fernando Alonso McLaren/Honda a 1 volta
16.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 2 voltas
17.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 4 voltas
18.º Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari a 4 voltas
Carlos Sainz Toro Rosso/Renault Motor
Felipe Massa Williams/Mercedes Desclassificado

Refira-se que, depois de um fim-de-semana em que quase não conseguiu rodar, Fernando Alonso completou a corrida, bem como o colega na McLaren/Honda, Jenson Button, embora mal classificados… O Mundial vai «fechar» dentro de duas semanas com a tradicional festa nocturna no luxuoso traçado do Abu Dhabi.

Felipe Massa Williams/Mercedes
Partilhar Notícia.