F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Mónaco – Rosberg ficou com a vitória que Mercedes tirou a Hamilton!

Nico Rosberg tornou-se no quarto piloto a vencer três vezes consecutivas no Mónaco mas… nada o fazia prever até a Mercedes cometer um erro primário e roubar o triunfo a Lewis Hamilton que dominou toda a corrida! «Só temos de lhe pedir desculpa, desculpa e mais desculpas!», resumiu Toto Wolff a forma como a equipa lhe destruiu um triunfo certo! E que reduziu a sua vantagem no Mundial para 10 pontos sobre Rosberg e 28 sobre Vettel.

Hamilton dominou as operações desde o arranque, ganhando suficiente distância para tornar o G.P. do Mónaco num aborrecido passeio domingueiro. E assim estava a ser, Nico Rosberg não só não o conseguia acompanhar como nem se afastava de Sebastian Vettel (Ferrari). O piloto da Scuderia ainda tentou ganhar um lugar nas «boxes» parando uma volta antes, mas a Mercedes respondeu de imediato e Rosberg segurou o 2.º lugar que lhes estava destinado… assim parecia!

Surpreendentemente, quando o «safety car» saiu para a pista na 62.ª volta, após o despiste de Max Verstappen, a Mercedes chamou Hamilton para trocar de pneus quando a Ferrari nem se mexera a ameaçar semelhante operação. Porque, era mais que dado adquirido, os três da frente não precisariam de parar até final… Resultado, o campeão do Mundo saiu da «boxe» quando Rosberg já passara e Vettel ia a caminho, ganhando vantagem por passar a linha de «safety car» uma fracção de segundo antes.

Mesmo com pneus supermacios novos, Hamilton provou que no Mónaco é impossível ultrapassar quando temos um piloto talentoso à nossa frente e ficou horrorizado por perceber que a sua própria equipa lhe tinha «roubado» uma vitória mais que garantida! Se quisessem fazer de propósito, os engenheiros da Mercedes não teriam conseguido melhor! Nas últimas voltas, Rosberg guiou bem para conseguir a vitória, enquanto Vettel se defendeu de forma magistral de um Hamilton que já se debatia… com uma gigantesca desilusão!

Para a Ferrari, o 2.º lugar de Vettel foi quase como uma prenda do 60.º aniversário da primeira vitória no Mónaco… O que compensou a desilusão de Raikkonen que perdeu um lugar para Ricciardo que o atacou de forma algo… musculada, na segunda volta depois da saída do «safety car». Os Red Bull tiveram, finalmente, um bom Grande Prémio e chegaram a mandar Ricciardo atacar Hamilton e Vettel, o que o australiano tentou. Mas não conseguindo, cumpriu o combinado, devolver a posição ao colega de equipa Kvyat.

Notas positivas para os primeiros pontos do ano da McLaren, com Button em 8.º, atrás de um excelente Sergio Perez que, a conduzir melhor que nunca, levou o pouco competitivo Force India ao 7.º posto! Numa prova bastante agitada em termos estratégicos, dois pilotos que fizeram uma corrida… «normal» – ou seja, partir, andar o mais depressa possível, sem jogadas estranhas… – foram premiados: Nasr (Sauber) foi 9.º e Sainz (Toro Rosso) saiu das «boxes», em último, para ganhar um ponto e salvar o dia para a Toro Rosso.

As expectativas da equipa em ter um bom resultado com Max Verstappen foram por água abaixo numa manobra mal calculada pelo holandês quando tentava passar Grosjean (Lotus). Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.49.18,420 h
2.º Sebastian Vettel Ferrari a 4,486 s
3.º Lewsi Hamilton Mercedes a 6,053 s
4.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 11,965 s
5.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 13,608 s
6.º Kimi Raikkonen Ferrari a 14,345 s
7.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 15,013 s
8.º Jenson Button McLaren/Honda a 16,063 s
9.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 23,626 s
10.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault a 25,056 s
11.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes a 26,232 s
12.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes a 28,415 s
13.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 31,159 s
14.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes a 45,789 s
15.º Felipe Massa Williams/Mercedes a 1 volta
16.º Roberto Merhi Manor Marussia/Ferrari a 2 voltas
17.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 2 voltas
Max Verstappen Toro Rosso/Renault Colisão6/Despiste
Fernando Alonso McLaren/Honda Caixa velocid.
Pastor Maldonado Lotus/Mercedes Travões

Com Hamilton a precisar quase de… apoio psicológico, a Fórmula 1 fará agora uma pausa na sua temporada europeia para correr, dentro de duas semanas, o G.P. do Canadá, em Montreal. Uma corrida que costuma também ser bem agitada…

Partilhar Notícia.