F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Rosberg maratonista nos testes: mais do dobro do Grande Prémio!

Uma longa maratona foi o que Nico Rosberg e a Mercedes fizeram no primeiro dos dois dias de testes em Barcelona: se há dois dias o alemão percorreu 66 voltas ao circuito da Catalunha para vencer o G.P. de Espanha, ontem fez… mais do dobro disso, com 146 voltas! Além, claro, do melhor tempo.

Da parte da manhã a Mercedes trabalhou para a Pirelli, testando novos pneus com os quais Nico Rosberg conseguiu tirar três décimos ao tempo (1.24,374) que lhe deu a «pole» para o G.P. de Espanha. Mas como os pneus não estavam marcados, não se sabe qual o tipo de composto experimentado. De qualquer forma, ainda longe do 1.22,8 que obteve nos testes de Fevereiro, com pneus macios e a pista muito mais fresca. De tarde, o alemão rodou essencialmente com pneus médios, exibindo a invejável fiabilidade dos Mercedes!

Num dia particularmente tranquilo, sem qualquer bandeira vermelha, o primeiro dia de testes ficou ainda marcado pela participação de várias caras novas e ainda por um facto algo estranho: sem que as condições atmosféricas se tivessem alterado significativamente, e ainda que a pista estivesse um pouco mais rápida, Marcus Ericsson (Sauber) fez o 2.º tempo… com menos 1,5 s do que fizera na qualificação de sábado!

A indisposição súbita de Pascal Wehrlein obrigou à alteração de planos por parte da Force India e não há ainda a certeza de poder assumir o volante do Mercedes amanhã, como estava previsto. Do lado da equipa indiana, antecipou-se a estreia de Nick Yelloly – piloto britânico de 24 anos com uma carreira discreta e que alinha este ano em GP2 – que se portou bastante bem, com muitas voltas e um tempo bastante positivo. A troca de planos abriu a porta a Esteban Ocon (18 anos), a mais recente contratação da Mercedes, que guiará manhã o Force India.

Na Ferrari, Raffaele Marciello também rodou muito, essencialmente para a recolha de dados que permitam perceber porque está o SF15-T a perder tanto tempo para os Mercedes nas zonas em que é exigida maior capacidade de tracção. Destaque ainda para a estreia positiva de Pierre Gasly – aparentemente a próxima estrela do universo Red Bull – com a Toro Rosso e sempre acompanhado por Carlos Sainz que assumirá amanhã os testes. Já Oliver Turvey conseguiu rodar bastante com o McLaren, embora mais à tarde, depois de debelados os problemas surgidos da parte da manhã. Tempos da sessão de hoje:

Piloto Carro Tempo Voltas
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.24,374 146
2.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.26,624 98
3.º Raffaele Marciello Ferrari 1.26,648 125
4.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.26,904 101
5.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.27,338 60
6.º Nick Yelloly Force India/Mercedes 1.27,396 109
7.º Pierre Gasly Toro Rosso/Renault 1.27,639 131
8.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.27,911 54
9.º Oliver Turvey McLaren/Honda 1.28,542 68

Amanhã está ainda em aberto quem guiará o Mercedes mas, se estiver recuperado, será Pascal Wehrlein. Os outros pilotos em pista serão Esteban Gutierrez (Ferrari), de novo Pierre Gasly mas pela Red Bull, Alex Lynn (Williams), Jenson Button (McLaren), Esteban Ocon (Force India), Carlos Sainz (Toro Rosso), Jolyon Palmer (Lotus) e de novo Raffaele Marciello mas pela Sauber.

Partilhar Notícia.