F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Áustria – Nico Rosberg não deu hipóteses a Hamilton!

No «passeio» domingueiro dos Mercedes pelo circuito austríaco do Red Bull Ring, Nico Rosberg dominou os acontecimentos e, em particular, o colega de equipa, Lewis Hamilton, para obter a sua 11.ª vitória e recolocar a desvantagem no Mundial em apenas 10 pontos!

O alemão fez «xeque» ao colega de equipa com uma partida perfeita, apesar de estar do lado sujo da pista, mas aproveitando ficar por dentro na primeira curva. E, apesar das tentativas de Hamilton nas primeiras curvas, Rosberg aguentou bem a liderança o mostrou que não estava no G.P. da Áustria para entregar o 1.º lugar de mão beijada.

A corrida começou agitada, com a colisão entre Alonso e Raikkonen, com o McLaren a parar sobre o Ferrari. De início não se percebeu bem se teria sido o espanhol a bater na traseira do carro do finlandês mas, mais tarde, Raikkonen contaria que «as rodas patinaram demasiado à saída da curva e o carro saiu de forma estranha». Mas não falou em ter sido tocado, o que Alonso confirmaria, ao contar que o ferrarista tinha perdido o controlo do carro. Um assunto sobre o qual os comissários se iam debruçar após a corrida.

«Safety car» fora da pista e Rosberg atacou ao máximo, conseguindo abrir uma boa diferença para Hamilton, enquanto se percebia rapidamente que, afinal, Vettel (Ferrari) não se mostrava uma ameaça. Na pista da Red Bull não houve qualquer dúvida acerca da vitória de Rosberg que esteve sempre mais rápido (mesmo com fortes vibrações no seu carro nas últimas voltas), sem que Hamilton mostrasse argumentos para se aproximar sequer.

Para mais, o britânico cometeu um erro de principiante, ao pisar a linha branca na saída das «boxes», o que lhe acarretou uma penalização de cinco segundos a somar aos 8,8 s de desvantagem para Rosberg. E assim o campeonato fica relançado, com apenas 10 pontos de diferença entre os dois, quando Hamilton tem agora a sua corrida (Silverstone), com a multidão a apoiá-lo.

Vettel fazia uma corrida solitária e tranquila rumo ao pódio, até ser traído pelo cubo da roda traseira-direita que transformou o seu «pit stop» numa «sesta» de 13 segundos! Com isso, Felipe Massa (Williams) subiu a 3.º e preparou-se com todas as suas «armas» para se defender do alemão que encetou, de imediato, a recuperação. As derradeiras voltas foram emocionantes, com Vettel a tentar tirar partido da melhor travagem e tracção do Ferrari, mas Massa a responder com a maior velocidade que lhe permitia o motor Mercedes… e a experiência de 218 Grandes Prémios. E assim se conseguiu um sexto ocupante do pódio ao fim de oito corridas.

Valtteri Bottas (Williams) foi o piloto mais animado do dia, com inúmeras e boas ultrapassagens, recuperando de uma partida sofrível até ao 5.º posto. Embalado pela vitória em Le Mans, Nico Hulkenberg fez uma corrida extremamente regular e deu à Force India o melhor resultado deste ano na corrida em que a equipa estreou a nova especificação do motor alemão. Numa pista curta e rápida, os Mercedes dobraram todos os carros a partir do 7.º posto… Destaque ainda para a magnífica prova de Daniel Ricciardo (Red Bull) que conseguiu transformar o 18.º lugar na grelha num único ponto do 10.º posto. Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.30.16,930 h
2.º Lewis Hamilton Mercedes a 13,800 s (pen.)
3.º Felipe Massa Williams/Mercedes a 17,573 s
4.º Sebastian Vettel Ferrari a 18,181 s
5.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes a 53,604 s
6.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes a 1.04,075 m
7.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes a 1 volta
8.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 1 volta
9.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 1 volta
10.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 1 volta
11.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 1 volta
12.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 1 volta
13.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 2 voltas
14.º Roberto Merhi Manor Marussia/Ferrari a 3 voltas
Romain Grosjean Lotus/Mercedes Caixa de velocid.
Carlos Sainz Toro Rosso/Renault Bateria
Jenson Button McLaren/Honda Prob. mecânico
Will Stevens Manor Marussia/Ferrari Fuga de óleo
Kimi Raikkonen Ferrari Colisão
Fernando Alonso McLaren/Honda Colisão

Dentro de duas semanas o Mundial de Fórmula 1 voltará à acção em Silverstone, para o G.P. da Grã-Bretanha. Prova em que Lewis Hamilton, com todos os seus fãs a encherem o circuito, quererá «vingar-se» e voltar a abrir a vantagem no topo do campeonato. Mas as equipas não abandonaram o Red Bull Ring (excepto a Manor), pois terão dois dias de testes já nesta terça e quarta-feira.

Partilhar Notícia.