F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

«Safety car» e hino chinês originaram castigos e… ralhetes

Mesmo com os Comissários Desportivos muito mais «macios» nos seus julgamentos – veja-se como consideraram um acidente de corrida (que de facto foi…), o embate de Perez em Stroll que atirou o canadiano para fora da corrida –, ainda assim há situações que têm de ser analisadas e penalizadas. E, nesse aspecto, o «enfant terrible» deste G.P. da China acabou por ser Nico Hulkenberg, até com alguma surpresa, ele que costuma ser um piloto exemplar em termos de comportamento em pista!

Pois o piloto da Renault conseguiu a proeza de, sempre que houve «safety car», fosse virtual ou real, ultrapassar outros carros o que, como se sabe, é estritamente proibido! Uma situação estranha para um piloto da sua experiência, pois é daquelas regras mais básicas do desporto automóvel… Mas a verdade é que o fez, foi comprovado e, ainda com a prova a decorrer, foram-lhe aplicadas penalizações de 5 e 10 segundos, que Hulkenberg cumpriu na última paragem na «box», com um castigo acumulado de 15 s parado.

Mas a gravidade das infracções foi considerada merecedora de sanção mais pesada, pelo que Hulkenberg recebeu quatro pontos na superlicença, passando o seu total, neste momento, para seis. Ou seja, está a meio caminho dos 12 que, a serem atingidos, significam uma corrida de suspensão! É bom, pois, que o piloto da Renault tenha mais cuidado durante o resto do ano…

Menos grave do ponto de vista desportivo mas desagradável do lado protocolar, para mais num país como a China, foi a falha de Daniel Ricciardo e Sergio Perez que chegaram atrasados à formação dos pilotos, à frente da grelha, para a cerimónia do hino nacional chinês. A FIA reduziu o tempo que antes dava aos pilotos para fazerem as suas voltas de encaminhamento para a grelha de 15 para 8 minutos, de maneira a que tivessem tempo para se apresentarem na linha de meta a horas da cerimónia protocolar. Não aceita, por isso, desculpas para atrasos.

Ricciardo e Perez sofreram, por isso, repreensões, sendo a primeira do ano para o australiano, mas já a segunda para o mexicano. À terceira repreensão na mesma época corresponde uma penalização de dez lugares na grelha!...

Partilhar Notícia.