F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Sainz ousou pensar libertar-se e… foi «esmagado» pelos touros vermelhos!

Mal pôs a cabeça um pouco de fora, Carlos Sainz levou logo pela medida grossa! Porque na Red Bull já se sabe que as carreiras dos pilotos são geridas sob apertado controlo e assim que o espanhol deu a entender que poderia estar de saída da Toro Rosso por não ver hipóteses de progressão para a Red Bull, teve de ouvir das boas tanto de Christian Horner como, pior ainda, do sempre temível Helmut Marko!

Primeiro, Sainz admitiu que seria muito improvável fazer mais um ano na Toro Rosso por estar à procura de coisas maiores, leia-se equipas mais ambiciosas, para 2018. Além de que já está na sua terceira época com a equipa B da Red Bull e não há memória de alguém ter feito mais que isso… Porque a Toro Rosso sempre foi encarada como uma «equipa-trampolim» e não um ponto de paragem numa carreira. Mas como ainda recentemente a Red Bull afirmou que os contratos com Ricciardo e Verstappen eram inquebráveis, desmentindo assim rumores que apontavam um deles para a Ferrari, Sainz viu-se sem saída para a equipa principal… das latinhas.

«O meu maior objectivo é correr pela Red Bull no próximo ano e começar a lutar por pódios, vitórias ou seja o que for por que eles estejam a lutar no próximo ano», referiu Sainz. «Se isso não suceder, um quarto ano na Toro Rosso é muito improvável e não fecharei a porta a outras oportunidades. Estou pronto para dar um salto na minha carreira e não vou fechar nenhuma porta». E diz-se que a Renault o tem na sua lista de prioridades e também que Alonso já o aconselhou à McLaren…

O problema de Sainz é que os responsáveis da Red Bull não acharam pida nenhuma às suas declarações e à sua disponibilidade de partir para outras paragens. «Não sei onde ele pensa que estará, então…», respondeu Christian Horner, da Red Bull, à declaração de Sainz de que é improvável a sua continuação na Toro Rosso. «Os contratos são claros. O Carlos Sainz está sob contrato, exercemos a opção, portanto não só está sob contrato como temos nova opção sobre ele para o próximo ano e também para o seguinte. No próximo ano voltará a estar na Toro Rosso. Não se esqueçam que ele só conseguiu chegar à F1 porque a Red Bull investiu fortemente nele nos seus anos nas categorias juniores».

Helmut Marko foi, como de costume, um pouco mais… abrutalhado, dizendo que Sainz anda «confuso» e que devia concentrar-se mais na pilotagem pois tem feito «alguns erros bastante tontos» este ano… «O contrato é cristalino e costumamos dizer que não se deve morder a mão que nos dá de comer! Foi o senhor Mateschitz e eu que pusemos Sainz na Toro Rosso, ninguém mais lhe teria dado uma hipótese».

E, para rematar, Marko saiu em grande… «Enviámos-lhe uma carta dizendo que exercíamos a opção e, tanto quando sei e desde que estou na Red Bull, os pilotos não decidem o que fazem com os contratos. Isso é com o patrão, é ele quem toma as decisões». Perante este duplo ataque, Sainz não teve outra hipótese senão desculpar-se com a já estafada desculpa de as suas declarações terem sido tiradas do contexto… Se assim é, então que se aguente com o contrato que assinou…

Partilhar Notícia.