F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Abu Dhabi – Sexta seguida para Rosberg, Vettel 16.º… por distracção!

Sexta «pole position» consecutiva para Nico Rosberg, batendo o colega de equipa, o tricampeão do Mundo, Lewis Hamilton, para partir na frente para o G.P. do Abu Dhabi. Mas onde andou este Rosberg durante todo o ano?! Teria sido tão mais animado o Mundial de 2015… Ou será o efeito de descompressão da «missão cumprida» sobre Hamilton, assim que o terceiro título ficou garantido? Como o alemão lembrava recentemente, a luta pelo título de 2016 já começou!

A luta pela «pole» nem chegou bem a sê-lo porque Hamilton estabelecia um tempo e Rosberg batia-o com uma certa facilidade, acabando com uma vantagem de quase quatro décimos, batendo a sua «pole» do ano passado por 0,25 s. Uma prova que perdeu um dos potenciais animadores para a luta pelo pódio, com o «choque» de Sebastian Vettel ter ficado de fora logo na primeira parte da qualificação, por… um erro básico de avaliação por parte de piloto e equipa que se deixaram surpreender na primeira parte do treino!

Nessa fase nada digno de registo se passou… a não ser nos últimos dois minutos: Ericsson teve um problema no Sauber e não pôde fazer uma última tentativa; Alonso sofreu um furo quando estava numa volta rápida (e Button fez o 9.º tempo!); e, por fim, Nasr e Grosjean melhoraram as suas marcas e afundaram uns excessivamente confiantes Sebastian Vettel e Ferrari!

O alemão cometeu um erro na sua última volta e, em conversa com o seu engenheiro, consideraram que não haveria o risco de serem colocados fora do Q2… Não esperavam as enormes melhoras de Button, Nasr e Grosjean, ajudados pelo progressivo arrefecimento da pista, numa falha de julgamento quase primária por parte de tão experiente equipa! Erro conjunto de piloto e equipa que Vettel assumiu: «Não tomámos a decisão correcta e isso teve enormes consequências para a corrida de amanhã, podíamos estar aqui a tarde toda a falar sobre o erro que cometemos, mas não vale a pena... Amanhã poderei recuperar muitos lugares certamente».

Romain Grosjean nem conseguiu fazer um tempo na segunda parte do treino, apesar de ter saído duas vezes para a pista, devido a problema hidráulicos no seu Lotus. Max Vertappen falhou por pouco a entrada no «top ten», o que significa que, apesar das parangonas mediáticas em torno do holandês, o ano acaba com uma vitória de Carlos Sainz por 10-9 dentro da Toro Rosso nas qualificações… E Button bem tentou mas, com menos 28 km/h nas duas longas rectas que os adversários, não havia a hipótese de se qualificar para o Q1. Mas o 12.º lugar iguala o melhor resultado do ano, no Mónaco.

Por fim, na parte decisiva da qualificação, Hamilton nunca pareceu totalmente à vontade com o seu Mercedes, sempre a fugir muito de frente e o britânico a «lutar» muito com o volante. E Rosberg bateu-o claramente. «Nesta fase estou eu a ser o mais rápido… e estou a gostar! Adorava vencer esta corrida para dar aos meus rapazes um grande final de temporada e porque acabar em alta só pode ajudar a passar o defeso!». Hamilton reconhecia: «Tenho estado todo o fim-de-semana a lutar com o carro, temos estado a trabalhar para o melhorar, mas o Nico foi claramente mais rápido».

Sem Vettel em pista, Raikkonen fez a sua «obrigação» e garantiu o 3.º tempo, mas a grande distância dos Mercedes: «O carro está com um bom comportamento e ainda o podemos melhorar para a corrida. Mas estamos muito longe do que os Mercedes podem fazer…». O finlandês conseguiu, na última tentativa, bater Sergio Perez (Force India) que tem sido a grande surpresa de todo o fim-de-semana e de quem muito se espera para animar a corrida de amanhã! Atrás destes, a luta entre os Red Bull e os Williams (com claros problemas de tracção) promete ser interessante. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.40,237
2.º Lewis Hamilton Mercedes 1.40,614
3.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.41,051
4.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.41,184
5.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.41,444
6.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.41,656
7.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.41,686
8.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.41,759
9.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.41,933
10.º Carlos Sainz Red Bull/Renault 1.42,708
11.º Max Verstappen Red Bull/Renault 1.42,521
12.º Jenson Button McLaren/Honda 1.42,668
13.º Pastror Maldonado Lotus/Mercedes 1.42,807
14.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.43,614
15.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes s/tempo
16.º Sebastian Vettel Ferrari 1.42,941
17.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.43,187
18.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.43,838
19.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.46,297
20.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari 1.47,434

Resta dizer que Will Stevens sairá do fundo da grelha por ter sido penalizado em cinco lugares pela da gestão electrónica do grupo propulsor. Quanto à corrida, que começa às 13 horas (de Portugal Continental), a única verdadeira preocupação de Rosberg é a diferença entre os motores dos dois Mercedes, já que o seu está bastante mais cansado que o de Hamilton: o do alemão já fez 3600 km, enquanto o do britânico ainda só vai com 1600 km…

Partilhar Notícia.