F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

«Shield» estreia-se amanhã na Ferrari e já está a povocar polémica

Uma das maiores novidades deste fim-de-semana do G.P. da Grã-Bretanha sucederá já no primeiro treino livre, amanhã de manhã, quando um dos Ferrari, provavelmente o de Sebastian Vettel, habitualmente dado a experiências, montar o «Shield». O novo sistema de protecção dos habitáculos que a FIA tem vindo a desenvolver é para ser usado em 2018 mas, primeiro, terá de ser aprovado por equipas e pilotos. Antes da primeira experiência, contudo, já se levantou uma voz preocupada com a pressa com que tudo está a ser feito, com Christian Horner, da Red Bull, a manifestar as maiores reservas…

Recorde-se que a FIA pretender organizar um teste conjunto, pressupõe-se que com todas as equipas, nos treinos livres do G.P. de Itália, em Setembro. No entanto, defendendo que os ensaios laboratoriais estão já muito adiantados, propôs uma primeira experiência antecipada em condições reais, agendando este primeiro contacto para Silverstone, com a Ferrari a fazer de cobaia, tal como já sucedera com o Halo.

Horner acha que a FIA está a apertar demasiado o calendário, com a sua quase obsessão de ter algum dispositivo nos carros de 2018: «Há uma série de preocupações à volta deste conceito. Não estou certo de que tenha sido sujeito à mesma quantidade de testes do Aeroscreen ou do Halo e se foram tidos em conta os catastróficos efeitos de um embate de uma peça de grandes dimensões».

Daí que o director da Red Bull defenda: «Talvez preferisse ver um trabalho correctamente feito para 2019, em vez de estar a apressar tudo para 2018. Vamos estar dependentes das informações de um piloto num determinado tipo de condições… Não estará escuro, não haverá luzes, não terá uma camada de óleo em cima, uma quantidade de factores. Fico, por isso, preocupado que tudo esteja a ser feito à pressa sem que todos os testes sejam correctamente realizados».

A FIA já fez saber que algo irá suceder nos carros de 2018: ou o «Shield» é testado e aprovado pelas equipas e pilotos; ou se não for aceite ou se não for considerado uma boa solução, avançará mesmo o Halo… Entretanto, nos Indycars também há vontade de experimenta uma solução semelhante ao «Schield» mas, provavelmente, com uma parte frontal mais elevada.

Partilhar Notícia.