F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Antevisão e horários do G.P. do Mónaco

Se fosse para criticar, a pista citadina em que se realiza o G.P. do Mónaco mereceria linhas sem fim: anacrónica face à velocidade dos carros; muitas vezes chata por ser de ultrapassagens quase impossíveis; perigosa por não perdoar o mínimo erro de pilotagem; mais parecida com uma gincana do que com um Grande Prémio. E, no entanto, os pilotos adoram ali correr e é das provas que todos os amantes de automóveis sonham em ver ao vivo, num ambiente de festa permanente!

«Gosto daquela sensação de ter sempre o coração na boca! Já é das últimas pistas em que não temos qualquer direito ao erro que batemos logo», resume Nico Hulkenberg. Se Nelson Piquet (que nunca foi fã da pista) dizia que era como «andar de bicicleta na sala de casa», Daniel Ricciardo actualizou a declaração, embora diga apreciar o que considera ser «como andar a correr num supermercado»!

«É um fim-de-semana em que esta cidade fantástica se transforma numa das melhores pistas de F1 da história!», diz Lewis Hamilton. A «feira de vaidades» que gravita em torno da prova de F1 também contribui para que o G.P. do Mónaco tenha um ambiente único.

É, obviamente, uma pista em que a qualificação é mais de meia corrida, pelas óbvias dificuldades em ultrapassar. Há um ano, o episódio do despiste de Rosberg quando estava com o melhor tempo, impedindo os restantes pilotos de melhorarem as suas marcas, espoletou os primeiros sinais de desconfiança dentro da Mercedes, embora o alemão fique até ofendido com a insinuação de que poderia ter feito de propósito…

Mas Hamilton não ficou convencido e quererá a desforra, embora Rosberg tenha um objectivo muito claro: conseguir a terceira vitória consecutiva no Mónaco, marca que apenas Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna (este com 5!) atingiram. A qualificação de sábado será, portanto, o grande duelo da prova monegasca pois, já se sabe, só se cometer uma grande asneira é que o detentor da «pole» não vencerá: nas últimas 11 edições isso sucedeu… 10 vezes!

Para a 73.ª edição do G.P. do Mónaco, a pista sofreu ligeiríssima alteração, além de ter sido reasfaltada em dois terços: a curva da Tabacaria está ligeiramente mais fechada porque toda a zona que se lhe segue, até à primeira curva das Piscinas, foi «puxada» 2,7 metros mais para junto do mar. Mas o comprimento mantém-se inalterado, nos 3,340 km. E, já se sabe, à sua volta estão os comissários de pista mais eficientes do Mundial, conseguindo milagres, não só a retirar carros acidentados da pista com a ajuda de gruas como a «devolver» as ruas à cidade apenas meia-hora após o final de cada treino!

É uma pista que exige uma configuração aerodinâmica com o máximo de apoio possível, já que é mais importante manter o carro bem agarrado à pista do que a sua velocidade máxima. As equipas costumam, aliás, levar para Monte Carlo partes da carroçaria que praticamente só usam aqui. Mesmo se é uma pista onde se trava muito, o facto de as velocidades nunca serem muito elevadas – tirando no final da recta da meta e, em especial, após o túnel – faz com que não seja muito exigente para os travões.

O mesmo se passa em relação aos pneus, com o asfalto mais liso do ano e as cargas baixas colocadas nas borrachas a permitirem à Pirelli jogar com as misturas mais macias. Mais concretamente os pneus supermacios (vermelhos) e os macios (amarelos). «Diz-se muitas vezes que é impossível ultrapassar no Mónaco, mas temos visto noutros anos como a estratégia e a degradação dos pneus tem permitido ganhar posições, até em pista», diz Paul Hembery, director desportivo da Pirelli.

A marca italiana estreia no principado o seu novo pneus supermacio, que mantém as características de aderência máxima, mas com maior resistência à granulação ou ao desgaste. Hembery diz mesmo que será provável a estratégia de uma única troca de pneus.

Como é de tradição, o primeiro dia de treinos do G.P. do Mónaco é na 5.ª feira, com duas sessões, às 9 e 13 horas de Portugal Continental. No sábado realizam-se o último treino livre (10 h) e a qualificação (13 h), à mesma hora da corrida, no domingo, num total de 78 voltas. As previsões apontam para grandes possibilidades de chuva nos treinos de quinta e hipóteses de aguaceiros para o dia da corrida.

Partilhar Notícia.