F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. dos EUA – Tempestade cancela segunda sessão de treinos

As piores previsões meteorológicas confirmaram-se e a segunda sessão de treinos livres para o G.P. dos Estados Unidos foi cancelada. Forte trovoada e intensas bátegas de água abateram-se sobre a pista de Austin, fazendo não só com que a pista ficasse impraticável mas também com que fosse impossível que o helicóptero médico pudesse operar o que é, por si só, condição para que o treino não se realize.

Poucos minutos antes do início da sessão, os relâmpagos avisaram da tempestade que se aproximava, os espectadores foram avisados para procurarem abrigos e os comissários foram prontamente evacuados dos seus postos. Nesta região dos Estados Unidos as trovoadas causam inúmeras mortes todos os anos e ninguém corre o mínimo risco quando se aproximam tempestades desta magnitude!

O problema é que as previsões para amanhã não são muito mais animadoras e há já quem preveja o cenário de a qualificação vir a ser adiada, realizando-se apenas na manhã de domingo, cerca de cinco horas antes da corrida. Porque no domingo as previsões apontam «apenas» para razoável possibilidade de chuva, enquanto para amanhã há não só a certeza de chuva como grande possibilidade do regresso das trovoadas, precisamente à hora da qualificação…

A quantidade de água caída foi tal que a pista ficou totalmente alagada o que, no entanto, não permitiu tirar conclusões definitivas acerca da sua capacidade de drenagem, precisamente pelo volume de precipitação em tão pouco tempo. O que se viu foi, numa fase em que já chovia bastante menos, um SUV da Mercedes percorrer o traçado e mais parecer… um barco!

Assim, o primeiro dia de treinos ficou limitado à primeira sessão que começou com a pista molhada e foi secando aos poucos, mas sem que ninguém tivesse chegado a montar pneus «slick». Na fase final do treino chegou até a haver uma linha de trajectória definida, em que já estava pouco molhado para os pneus intermédios que se degradavam rapidamente, mas a aderência era demasiado precária para arriscar os pneus de seco…

Nico Rosberg (Mercedes) «emergiu» como o mais rápido, de uma sessão em que os homens da frente rodaram pouco. Até porque, perante as previsões, as equipas começaram a fazer alguma gestão dos pneus disponíveis: 3 jogos de chuva e 4 de intermédios por piloto, para todo o fim-de-semana. Os tempos, como é óbvio, não têm qualquer significado competitivo. O único piloto que não rodou (saiu da «box» e reentrou de imediato) foi Pastor Maldonado, com um problema na caixa de velocidades do seu Lotus/Mercedes.

Amanhã, no terceiro treino livre, de apenas uma hora, os pilotos voltarão a ter muito trabalho concentrado: não só terão de preparar os carros para a qualificação e corrida, como terão de os adaptar a rodar na chuva no Circuit of the Americas, condição nunca encontrada até aqui… Isto, claro, se houver treinos!

Partilhar Notícia.