F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Todos os detalhes e horários do G.P. do Abu Dhabi

Para fechar o Mundial, o circuito das «Mil e Uma Noites»! Com um investimento de 800 milhões de euros foi criado o mais luxuoso e avançado autódromo de que há memória, com desenho de Hermann Tilke, em torno de uma marina feita numa ilha artificial. A grandeza e magnificência do projecto inclui 40 «boxes» com ar condicionado, a cobertura total de todas as bancadas e até uma característica única: a saída das «boxes» para a pista é feita através de um túnel!

É neste cenário de sonho, para o que contribui a hora a que a corrida é disputada, começando ainda de dia, terminando já de noite e passando quase sempre por fabulosos pores-do-sol, que fechará o Mundial deste ano. Sem a emoção do da época passada, pois ambos os títulos estão já entregues, mas com a liberdade de todos os pilotos poderem atacar sem estar a fazer contas aos pontos.

Apesar de duas longas rectas (a primeira das quais é a mais comprida do Mundial), a pista de Yas Marina é, na sua globalidade, de velocidade média-baixa (média de 198 km/h em qualificação), essencialmente devido ao último sector, muito sinuoso e lento, em que se destacam os monolugares com melhor capacidade de tracção e maior estabilidade nas travagens. Apresenta, contudo, duas boas oportunidades de ultrapassagem, precisamente no final das grandes rectas que coincidem com fortes travagens para curvas lentas. É, por isso, uma pista difícil para os travões.

Já para o motor não é particularmente difícil, pois os pilotos passam apenas 50% do tempo de acelerador a fundo, em especial na longa recta de 1200 metros. Nesse aspecto, recorde-se que o piloto que está mais à vontade para atacar é Lewis Hamilton, o único com um motor fresco, montado para a corrida do Brasil e que só terá de durar mais este fim-de-semana. Quanto aos pneus, o desgaste será pequeno, até porque a temperatura baixa consideravelmente para a hora a que começa e até durante a corrida. Daí os pilotos terem optado maioritariamente pelos pneus ultramacios.

Com a prova a «fugir» das horas de mais calor, acaba por calhar nos horários normais no fuso horário de Portugal Continental e Madeira. Ou seja, os primeiros treinos livres começarão às 9 horas e os segundos às 13 horas, em duas sessões de 90 minutos. No sábado, a terceira sessão de treinos livres, só de uma hora, começa às 10 horas, tendo a qualificação lugar a partir das 13. A mesma hora a que, no domingo, arrancará o G.P. do Abu Dhabi, última corrida do ano, para 55 voltas aos 5,554 km do traçado de Yas Marina.

Mas a F1 não abandonará logo o Abu Dhabi, pois terá ainda dois dias de testes para experimentar os novos pneus da Pirelli para 2018, com as equips a rodarem na terça e quarta-feira.

Partilhar Notícia.