F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Turquia e Liberty Media com acordo para regresso da F1 a Istambul… já em 2018

Numa manobra que apanhou toda a gente de surpresa, a Turquia candidatou-se a regressar ao Mundial de Fórmula 1 e já no próximo ano, num calendário que conta, actualmente, com 21 corridas. Caso a Turquia entre mesmo e não saia mais nenhuma prova – depois de anunciada a saída da Malásia, compensada com as entradas de França e Alemanha –, o Mundial ficaria com 22 corridas, o que nunca sucedeu na sua história…

Vural Ak, actual detentor do Istanbul Park – há cinco anos garantiu o seu «leasing» por 11 anos –, anunciou a novidade, acompanhada por duas fotos oficiais divulgadas pela própria presidência turca do encontro entre o presidente Recep Tayyip Erdogan e Chase Carey, CEO da Liberty Media. «Tivemos uma reunião em Ancara com o Presidente e Chase Carey que já antes tinha convidado pessoalmente a visitar a Turquia. Nesta altura, apenas posso dizer que as reuniões correram muito bem e que temos um acordo de princípio. Embora ainda não haja qualquer contrato assinado».

No encontro, além do presidente Erdogan, de Carey e Ak, estiveram também presentes o ministro da Juventude e Desporto, Akif Cagatay Kilic, o presidente da federação de automobilismo local, Serkan Yazici e o porta-voz do presidente, Ibrahim Kalin. Vural Ak insistiu que a assinatura do contrato para o regresso da F1 à Turquia é apenas uma questão de tempo, enquanto Chase Carey não fez qualquer comentário.

O Istanbul Park foi construído em 2004, tendo custado cerca de 235 milhões de euros (mais uma pista Tilke), para acolher o primeiro G.P. da Turquia em 2005. A pista, de 5,3 km, ficou logo famosa pela curva 8, uma longa esquerda com quatro pontos de corda, feita a fundo… pelos mais corajosos! Receberia pela última vez a F1 em 2011, com o governo local a desistir do Grande Prémio devido aos custos incomportáveis.

Depois, a pista foi tendo cada vez menos actividade e chegou a uma fase de quase abandono, chegando até a servir de gigantesco parque de estacionamento de carros usados… Até ser alugado, em «leasing», por Vural Ak, dono da Intercity, empresa de «rent-a-car», que aposta agora no regresso da F1 à Turquia. Um mercado gigantesco e que terá um potencial interesse para os novos «Senhores da F1».

Partilhar Notícia.