F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel chocado com o comportamento das barreiras no acidente de Sainz

Sebastian Vettel mostrou-se chocado com a forma como as barreiras Tecpro se comportaram no acidente de Carlos Sainz, elevando-se e «engolindo» o Toro Rosso que chegou mesmo a embater nos «rails», provocando a sua quebra! Colocadas à frente dos «rails», as barreiras Tecpro são grossas estruturas plásticas habitualmente cheias de água que servem para amortecer os fortes impactos, devendo manter-se no seu lugar. O facto de o carro de Sainz ter ficado sob as barreiras fez com que a extracção do piloto do carro demorasse quase 20 minutos!

«Foi algo de chocante ver como o carro entrou pelas barreiras e ficou coberto por elas», comentou Vettel que é um dos dirigentes da Associação de Pilotos de Grande Prémio. «Veja-se o acidente do Max [Verstappen] no Mónaco e compare-se com o do Carlos hoje. A forma como as barreiras funcionaram foi totalmente diferente e temos de perceber porquê. A ideia não é que as barreiras se elevem e que o carro fique por baixo, porque foi por isso que o socorro ao piloto demorou tanto tempo».

Vettel fez questão de não apontar causas mas quer, acima de tudo, ter respostas: «Não sei se foi um problema de instalação das barreiras Tecpro ou se foi a forma como o carro lá embateu. Apenas sei que é algo que tem de ser evitado!».

Quanto à hipótese de Sainz correr amanhã o G.P. da Rússia, Vettel apelou a que tudo seja feito com a máxima cautela e recordou o episódio de Sergio Perez que, após um embate no Mónaco, em 2011, teve mesmo de falhar a prova seguinte, no Canadá. «Seria fantástico tê-lo connosco mas, depois de tão violento embate, ele tem de ser paciente. Lembro-me do Sergio Perez ter um acidente nos treinos, querer partir no dia imediato e, afinal, nem estar em condições de fazer a corrida seguinte. É melhor ser cuidadoso».

Envolvido no referido acidente no Mónaco, em que também embateu violentamente nas barreiras, mas sem ficar por baixo delas, Max Verstappen considerou inaceitável o que se passou: «Acho que aquelas barreiras não deviam subir, até porque podem provocar ferimentos ao nível da cabeça. Certamente que na próxima reunião de pilotos falaremos sobre isso…».

Partilhar Notícia.