F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel e Raikkonen perdem dez lugares por troca de motores

Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen perderão dez lugares cada um na grelha de partida para o G.P. dos Estados Unidos do próximo domingo, por montarem novos motores nos seus Ferrari, as quintas unidades da época. A Scuderia surpreendeu toda a gente e, afinal, em relação às notícias divergentes dos últimos dias, ficará… a meio caminho: nem estreia a nova versão do V6 turbo híbrido, nem mantém os mesmos motores para evitar penalizações. Qual, então, a ideia?!

A explicação (e até a notícia!) foi adiantada pelo próprio Vettel: «Na verdade a utilização do quinto motor aqui sempre esteve prevista, não é surpresa para nós», explicou o alemão que, assim, perde quase todas as hipóteses de ainda lutar com Hamilton pelo título e dá vantagem a Rosberg na contenda pelo 2.º lugar no Mundial. «Sempre planeámos dispor do melhor motor possível a cada momento da época. Se olharmos para esta corrida de forma isolada, não são boas notícias. Mas temos de olhar para todo o resto da temporada e esta troca aqui permite-nos dispor de um motor fresco até ao final da temporada».

Confirma-se, contudo, que não se trata da nova versão do motor 059/4 que tem um bloco mais estreito, mas sim de um novo motor na mesma configuração estreada em Monza e com mais alguns «upgrades». «Este é um sinal muito positivo, porque os nossos técnicos dos motores têm feito esforços enormes e conseguiram passos significativos em termos de ‘performance’», acrescentou Vettel.

«Tal como disse, a intenção foi sempre ter a potência máxima em todas as corridas, o que até aqui tem funcionado bem. É claro que temos de sofrer a penalização aqui mas, como disse, temos de olhar para o lado positivo que foi a capacidade de darmos grandes passos!», concluiu o alemão. Só não foi revelado se as evoluções conseguidas nestes motores obrigaram a marca a gastar alguma das «fichas» de desenvolvimento ainda disponíveis.

Partilhar Notícia.