F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel explicou a grande… «barraca» da Ferrari na qualificação

Foi o grande «choque» da qualificação para o G.P. do Abu Dhabi, quer se seja ou não ferrarista, essencialmente porque furta os amantes da F1 de um elemento fundamental para tornar a corrida de amanhã mais animada… O 16.º posto na grelha de Sebastian Vettel foi a grande desilusão do dia e um resultado incompreensível por não se dever a nenhuma avaria ou erro de pilotagem mas tão-só a um… disparate digno de uma equipa amadora!

«Não houve nenhum problema técnico, tudo decorria segundo os planos, saímos para a pista com os pneus supermacios mas convencemo-nos de que a volta feita com os pneus macios seria suficiente para passarmos à segunda fase da qualificação e decidimos abortar a segunda volta de qualificação, foi um erro da nossa parte», explicou, sem evasivas, Sebastian Vettel. O erro básico é a equipa ter-se «esquecido» da característica especial da prova do Abu Dhabi, embora não específica, já que também no Bahrain e em Singapura se verifica: à medida que a noite cai, a temperatura baixa e a pista vai ficando, minuto após minuto, mais rápida.

E assim foram surpreendidos, nos últimos minutos do treino, por grandes melhorias de Grosjean, Nasr e Button, acabando Vettel no 16.º posto, sem nada poder fazer porque a bandeira de xadrez já tinha «caído»! O alemão assumiu o verdadeiro disparate como um erro colectivo, mas Maurizio Arrivabene, director da Scuderia, veio esclarecer que o piloto nada teve a ver com a decisão: «Cometemos um erro de palmatória ao pedir ao Vettel para abrandar, convencidos de que iria ficar dentro dos 15 primeiros, o que não aconteceu».

Passado o primeiro momento de choque na Scuderia e animado pelo andamento mostrado por Kimi Raikkonen, com o 3.º tempo, Vettel começou a fazer contas e perspectivou uma boa recuperação para a corrida, numa pista em que as duas longas zonas com DRS podem permitir fáceis ultrapassagens: «Temos um carro veloz, melhor até em corrida que em qualificação, o que me permitirá fazer uma boa corrida. Até poderá ser divertida!».

Partilhar Notícia.