F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel já se sentou por trás do «Shield» montado no seu Ferrari!

Hoje foi dia de verificações técnicas em Silverstone e a Ferrari procedeu à montagem do novo dispositivo que a FIA desenvolveu para a protecção da cabeça dos pilotos, o «Shield». Uma espécie de «campânula» em policarbonato transparente mas aberta por cima para permitir a entrada e, principalmente, uma rápida saída dos pilotos mas, segundo garante a entidade federativa, suficientemente resistente para proteger os pilotos de peças projectadas por outros carros.

Sebastian Vettel será, como tínhamos previsto, o piloto escolhido para esta primeira experiência, antecipando um teste mais vasto, envolvendo todas as equipas, previsto para Monza, em Setembro. O piloto alemão já hoje fez a ginástica de se meter dentro do habitáculo do SF70H equipado com o «Shield», operação claramente mais difícil, procurando colocar-se à vontade para o teste de amanhã.

«Vou experimentar o dispositivo amanhã, logo veremos por quanto tempo», confidenciou Vettel. «Já o tinha visto num computador, mas só agora o vi na realidade. Mas tudo dependerá de como me sentir a guiar dentro do carro».

É um facto que, esteticamente, este «Shield» é muito melhor que o Aeroscreen ou o Halo, mas falta ver como se comportará na prática. E como não está prevista chuva para amanhã de manhã, apesar das nuvens, ficará por demonstrar as eventuais dificuldades que este sistema colocará em termos de visibilidade numa corrida com a pista molhada, pois não dispõe de qualquer sistema de limpeza.

A FIA já avisou que quer que os monolugares de 2018 tenham um sistema de protecção da cabeça dos pilotos. E que se este Shield (escudo em bom português) não for aprovado, então avançará mesmo o Halo…

Partilhar Notícia.