F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-2: Vettel muito rápido na estreia dos pneus ultramacios

Sebastian Vettel termina a sua primeira passagem por Barcelona, nos testes de pré-temporada, no topo da tabela dos tempos, tendo já dado uma primeira amostra do que o Ferrari SF16-H consegue fazer: além de rápido, o carro italiano mostrou-se também fiável, permitindo ao alemão cumprir a distância equivalente a dois Grandes Prémios, antes de ficar parado em pista, a cinco minutos do fim do dia de treinos. O problema é que Nico Rosberg (Mercedes) fez o equivalente a quase três Grandes Prémios e… lá continuaria se o deixassem!

Hoje até houve uma «guerrinha» de tempos para animar as coisas! Ao final da manhã, Ricciardo montou pneus supermacios no Red Bull e fez 1.24,298, respondendo Vettel com os mesmos pneus no Ferrari, com 1.23,658. Ricciardo não se ficou e montou os novos ultramacios da Pirelli! Surpresa, pois a marca italiana referira que não iria ter estes pneus em Barcelona, já que só serão usados em circuitos citadinos, mas ficou a saber-se que há quatro equipas que os vão experimentar. Duas abriram hoje o jogo e a Mercedes já fez saber que não os irá testar…

Dos supermacios para os ultramacios, Ricciardo tirou sete décimos (1.23,525), mas Vettel também montou a nova mistura que se distingue pela cor purpura e baixou oito décimos (1.22,810), estabelecendo a melhor marca destes testes até aqui. Razões para a Ferrari embandeirar em arco? Calma, ainda é muito cedo. Aqui vai água fria: há um ano, o melhor tempo dos testes (1.22,792) foi alcançado por Rosberg com os pneus… macios de 2015, ou seja, dois graus de dureza acima! Mas, claro, é sempre melhor começar no topo da folha de tempos…

Muito interessante foi também a prestação de Sergio Perez no Force India VJM09, a seguir com atenção. O mexicano foi 8 milésimos mais rápido que Vettel utilizando os pneus supermacios, mas não chegou a montar os ultramacios. De qualquer forma, mostrou que, com os mesmos pneus, o Force India parece estar tão rápido quanto o Ferrari, se bem que estas comparações sejam sempre falíveis por não se saber com que quantidade de gasolina no depósito foram feitos os tempos…

Importante foi também o facto de oito de as onze equipas terem hoje percorrido mais de cem voltas, com destaque para a McLaren que parece estar bem melhor em termos de fiabilidade, mesmo se os tempos não são ainda conclusivos. Os Mercedes estão imparáveis e, em dois dias, totalizaram 328 voltas, mais de cinco Grandes Prémios!

Rosberg ficou a dois segundos de Vettel? É verdade, mas andou sempre com pneus médios (três graus de dureza acima dos ultramacios) e com o depósito com bastante gasolina, o que diz bastante da forma tranquila como o W07 se comporta. Nos próximos dias deveremos começar a ver a sua verdadeira rapidez…

Tirando o fim prematuro da sessão por Vettel ter parado a cinco minutos do final, hoje apenas houve duas bandeiras vermelhas: Verstappen parou o Toro Rosso de manhã por avaria; e Palmer encostou o Renault à tarde, gfechando o dia de treinos aparentemente com um problema de turbo. A Renault tem tido um início difícil, com apenas 79 voltas nos dois dias.

O Haas continua a evoluir e já anda pelo meio do pelotão. A quebra da asa dianteira ocorrida com Grosjean, no primeiro dia, deve ter ficado a dever-se a uma falha no processo de «cozedura» da fibra de carbono dos suportes. Mas hoje Gutierrez já andou bastante e sem problemas de maior. Os tempos verificados foram os seguintes:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 Vettel Ferrari  1:22.810 126
2 Ricciardo Red Bull  1:23.525 112
3 Pérez Force India  1:23.650 101
4 Rosberg Mercedes  1:24.867 172
5 Ericsson Sauber  1:25.237 106
6 Gutiérrez Haas  1:25.524 79
7 Bottas Williams  1:25.648 134
8 Wehrlein Manor  1:25.925 71
9 Alonso McLaren  1:26.082 119
10 Palmer Renault Sport  1:26.189 42
11 Verstappen Toro Rosso  1:26.539 121

Amanhã Kimi Raikkonen ocupa o lugar de Vettel na Ferrari, enquanto se espera com curiosidade a estreia do indonésio Rio Haryanto na Manor, no lugar de Wehrlein. Na Force India, o dia será dividido entre Perez (manhã) e Hulkenberg (tarde), enquanto Hamilton estará de volta ao volante do Mercedes W07. Sainz, Button e Grosjean voltam a guiar os Toro Rosso, McLaren e Haas, respectivamente, enquanto se assistirá à estreia de Massa, Kvyat, Magnussen e Nasr nos Williams, Red Bull, Renault e Sauber.

Partilhar Notícia.