F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel penalizado e criticado por partida, Haas multada por perder roda

Os três lugares de penalização na grelha de partida que terá de cumprir já no próximo domingo, no arranque para o G.P. do Japão, além dos dois pontos na superlicença (que eleva o total para quatro), são apenas mais um episódio de uma fase que Sebastian Vettel está a atravessar de claras dificuldades na Ferrari. Na largada da corrida de Sepang, num movimento de alguma sofreguidão, o alemão atirou-se «de cabeça» para um «buraco» que ia ser fechado e acabou por virar Nico Rosberg «do avesso»!

Os Comissários Desportivos rapidamente lhe atribuíram todas as culpas no incidente, o que nem é totalmente falso, mas carregaram-no de penalizações. A fundamentação dos Comissários, para mais, fala especificamente em «pequeno erro» e que a culpa foi «predominantemente» de Vettel. Termos fracos ou ambíguos para justificar um castigo pesado para quem apenas fez o que qualquer piloto que se preze deveria fazer, tentou a sua sorte…

Poderá tê-lo feito, talvez, de forma algo precipitada, mesmo se Vettel não o reconheceu. «Travei no mesmo ponto de Verstappen e estávamos lado-a-lado quando ele me apertou. Mas acho que foi um incidente de corrida. O Nico já estava à frente e não tinha de se preocupar connosco e não tem culpa nenhuma. Ao ser apertado, fiquei sem ângulo para fazer a curva e, entretanto, o Nico veio para dentro, talvez para atacar o Lewis e foi quando lhe bati», explicou o alemão de forma… algo forçada, pois o seu carro até escorregou de frente, indo parar ao meio da pista.

Já Verstappen mantinha as suas críticas a Vettel: «Ele atirou-se para o interior da curva demasiado tarde, acertou de lado no Nico e eu tive de evitar o embate. E assim comprometi a minha corrida. É uma curva tão apertada que tentar travar muito tarde e virar só pode acabar mal…». Rosberg também culpou Vettel com uma frase curta: «Fui atingido por um tetracampeão do Mundo descontrolado!». E, de facto, ultimamente Vettel não parece o mesmo, tendo até perdido a enorme superioridade de que sempre gozou dentro da Scuderia face a Raikkonen que o ultrapassou hoje no Mundial…

Por falar em penalizações, refira-se ainda que a Haas foi multada em 5000 €, depois de Esteban Gutierrez ter abandonado, quando saltou a roda frente-esquerda do seu carro. Não que tivesse ficado mal colocada, mas por uma falha da jante ultrapassou os sistemas de retenção. Os Comissários consideraram que a equipa tinha enviado o carro para a pista em condições pouco seguras. Aliás, a Haas teve um fim-de-semana difícil em termos de material, pois Romain Grosjean abandonou por despiste depois de se ter partido um travão traseiro…

Partilhar Notícia.