F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Zak Brown escolheu a McLaren… mas não substituirá Ron Dennis

Zak Brown tinha dois amores e decidiu de qual dos dois gostava mais… Com convites da McLaren e da Liberty Media, o norte-americano tido como o guru do «marketing» desportivo aceitou o convite da equipa de Fórmula 1 para ser seu director-executivo, na continuação da restruturação encetada na sequência da saída forçada de Ron Dennis, pelos accionistas maioritários.

Brown não irá substituir Ron Dennis, já que o comunicado do McLaren Technology Group é bem claro, dizendo que «o processo de identificar e recrutar um novo CEO [o papel de Dennis] irá prosseguir». Segundo a equipa britânica, Zak Brown trabalhará em conjunto com Jonathan Neale (director operacional) a parte de negócio da equipa – o lado desportivo estará entregue a Jost Capito e Eric Boullier –, reportando ambos ao Comité Executivo criado pelos accionistas maioritários, ou seja, o fundo soberano do Bahrain (50%) mais Mansour Ojjeg (25%).

«Estou muito orgulhoso por me juntar ao McLaren Technologt Group, pelo respeito e admiração que tenho por tudo o que este negócio já conseguiu», referiu Zak Brown. «Tendo trabalhado de perto com a McLaren ao longo dos anos, sempre me fascinou o talento e a ambição desta equipa e desejo agora complementar os pontos fortes e ajudar a atingirmos maiores sucessos».

Zak Brown (44 anos) é um enorme entusiasta do desporto automóvel. Ele próprio ex-piloto, chegou a experimentar, em Silverstone, o McLaren com que Mika Hakkinen tinha conquistado um dos seus dois títulos mundiais. Participou também em muitas corridas de Resistência, sendo proprietário da equipa de LMP3 que conquistou o título deste ano nas Le Mans Series, época que terminou no Estoril.

Além disso, destacou-se pelos muitos patrocínios importantes que introduziu na Fórmula 1, nomeadamente na McLaren (Johnny Walker e Chandon), Williams (Martini) ou Ferrari (UPS). Na sua carteira de clientes contava com a Castrol e, certamente por coincidência, a McLaren assinou um contrato de patrocínio com a BP/Castrol cujo valor é estimado em 30 milhões de euros…

Ron Dennis, entretanto, está, como se costuma dizer, «na prateleira» até ao final do ano, altura em que será formalmente dispensado do seu cargo. No entanto, este é um processo que poderá não ser totalmente pacífico… Alguns executivos da McLaren terão deixado um alerta para o risco de a equipa perder uma verdadeira fortuna em patrocínios no caso de afastamento de Ron Dennis. Por outro lado, fala-se já (ainda no campo dos rumores) que Dennis pondera recorrer à Justiça para ser ressarcido de eventuais perdas por parte dos outros accionistas que provocaram a sua saída…

Partilhar Notícia.