F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Compra da Lotus pela Renault pronta para avançar

As negociações em que a Renault procurará (re)comprar a equipa de Fórmula 1 sediada em Enstone (Inglaterra) e que actualmente se chama Lotus F1 – já foi Benetton e… Renault – poderão avançar no fim-de-semana do próximo Grande Prémio, na Hungria, de 24 a 26 de Julho. Aí deverá haver uma reunião entre os mais altos responsáveis da marca francesa e Gerard Lopez, o luxemburguês que controla actualmente a equipa, através do seu fundo de investimentos Genii Capital.

Este ano, Lopez tem andado arredado dos Grandes Prémios, só tendo comparecido em três, alegadamente por estar concentrado noutros projectos. Contudo, as recentes notícias de problemas financeiros da Lotus, com queixas na justiça por parte de alguns fornecedores que não terão recebido o que lhes é devido, parecem ter precipitado as negociações. Para mais, a Mercedes já deu a entender que estará disposta a libertar a Lotus do seu contrato, caso seja para avançar com a venda à Renault.

Caso a Renault volte a comprar a equipa de F1 instalada em Enstone, fala-se no nome de Alain Prost para a liderança, embora o actual director do programa de F1, Cyril Abiteboul, acalente esperanças de ficar com o lugar…

Outra questão a resolver é a prioridade a dar na questão do fornecimento dos motores. Porque, passando a ter a sua própria equipa, parece ser óbvio que a Renault passe a privilegiar-se a si própria. No entanto, o director da Red Bull, Christian Horner, já veio recordar que há «um acordo muito claro com a Renault que nos garante um estatuto prioritário».

Partilhar Notícia.