F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A incrível maratona de Rosberg e Hamilton no Abu Dhabi até à hora da decisão

Chegada a hora de discutir o título, Nico Rosberg e Lewis Hamilton têm apenas de se sentar no carro e guiar o melhor que puderem… Bem, na verdade isto é tudo menos verdade e a vida de um piloto de Fórmula 1, em fim-de-semana de Grande Prémio, é um verdadeiro inferno com os segundos todos contados! Exagerando um pouco, os únicos momentos de paz são os que passam ao volante dos seus monolugares…

Veja-se o que Rosberg e Hamilton tiveram de fazer ao longo deste fim-de-semana, além dos quase 400 minutos que passam nos seus carros – 180 nos dois treinos de sexta-feira, 120 nos de sábado e, em condições normais, à volta de 100 minutos na corrida de hoje. Entre reuniões técnicas com os engenheiros, encontros com os «media», eventos com os fãs e satisfazer os desejos dos patrocinadores, não há um segundo livres na agenda dos pilotos. É quase um milagre como se conseguem concentrar para fazerem o que fazem em pista!

O fim-de-semana começa logo na quinta-feira, com uma primeira reunião com os engenheiros, a conferência de imprensa organizada pela FIA, entrevistas para diversas televisões e alguns eventos de relações públicas. Ao fim da tarde mais uma reunião técnica, antes de Rosberg e Hamilton se dividirem à noite por dois eventos separados de patrocinadores da equipa.

A sexta-feira começa com novo «briefing» com os engenheiros e já lá vão três longas reuniões técnicas, antes sequer de terem guiado um minuto que seja! Após as duas sessões de treinos, declarações aos «media», mais um encontro com a equipa técnica, antes do habitual «briefing» dos pilotos. Que, no Abu Dhabi, se prolongou por duas horas por se ter falado dos pneus de chuva, do halo e, claro, das manobras defensivas… À noite, mais encontros com convidados de empresas que apoiam a escuderia Mercedes.

Isto sem esquecer que à entrada, saída e mesmo dentro do circuito, ambos os pilotos vão arranjando uns minutinhos para distribuir autógrafos e interagir com muitos dos seus fãs! No sábado a rotina é muito semelhante, embora já sem o «briefing» dos pilotos, mas com a conferência de imprensa pós-qualificação. Há ainda, por vezes, que fazer rápidas visitas ao Paddock Club, a zona onde se encontram os convidados VIP das empresas que também apoiam a equipa Mercedes. A actividade de relações públicas é quase tão importante como guiar o carro!

Pelo meio de tudo isto, há que encontrar o último centésimo em pista que faz a diferença… E Como Hamilton o conseguiu! Depois da qualificação há que começar a preparar a corrida e a definir estratégias em mais uma longa reunião com os engenheiros. Não em demasia, porque uma vez mais os dois pilotos terão de se dividir por duas acções promocionais…

Chega o dia da corrida que é sempre carregado de obrigações oficiais, como a parada dos pilotos, a foto oficial da última corrida (tudo da parte da tarde), mas também a foto de toda a equipa, já realizada esta manhã. Depois foi a reunião decisiva para definir a estratégia de corrida e mais um último encontro com os engenheiros, antes de uma última visita ao Paddock Club, onde os VIP’s se preparam para assistir à discussão do título.

Ao fim desta longa maratona, a grande hora chegou. Finalmente, é hora de respirar fundo, sentar no carro, apertar bem os cintos e… repousar. Depois de dias tão intensos, já «só» falta uma corrida de 300 km que decide o título de campeão do Mundo de Fórmula 1!

Partilhar Notícia.