F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Como a Mercedes festejou o terceiro título nas «boxes» de Suzuka

É verdade que é sempre um título menos valorizado, em termos mediáticos, que o de Pilotos, mas não poderíamos passar ao lado do terceiro campeonato de Construtores consecutivo conquistado pela Mercedes e garantido em Suzuka, a quatro provas do final da temporada.

Como é costume nestas provas longe de casa, não há grande tempo para festejos, pois os mecânicos, ainda a corrida não terminou, já estão a desmontar as principais estruturas das «boxes». É a corrida da arrumação das toneladas de material para que tudo seja encaminhado para o aeroporto, para o regresso à Europa. Mesmo assim, não poderia faltar a festa e o champanhe jorrou na via das «boxes» da pista de Suzuka!

Assim que cortou a meta, Nico Rosberg felicitou logo a equipa, via rádio, pelo terceiro título. Já as palavras de ocasião teriam de partir, obviamente, de Toto Wolff: «É uma honra representar as centenas de pessoas que trabalham em Brackley, Brixworth e Estugarda para nos darem este triplo campeonato. É uma história que começa da oficina do piso térreo e vai até ao gabinete do conselho de administração da Mercedes-Benz. Uma história de paixão, de empenhamento e de um incrível envolvimento de pessoas que trabalham para além dos seus limites só para ganharmos».

Num momento mais emocional, Wolff homenagearia todos aqueles que nunca aparecem na televisão, que nunca vão aos circuitos: «É uma experiência que nos torna mais humildes passar pelos corredores das fábricas e olhar para todas aquelas caras. E saber que não só o fizeram uma vez como conseguiram sempre arranjar motivação para repetir o feito. Este é o momento deles, desses heróis de que nunca se fala, que estão na sombra mas que são fundamentais para as nossas vitórias! Se eu tivesse um chapéu como o Niki [Lauda] era a eles que o tiraria!».

A Mercedes ganhou todos os campeonatos desde que entraram em vigor as regulamentações das mecânicas híbridas na Fórmula 1. Está, neste momento, na 6.ª posição entre os Construtores (cujo Mundial só começou em 1958), com três títulos, atrás da Ferrari (16), Williams (9), McLaren (8), Lotus (7) e Red Bull (4).

Partilhar Notícia.