F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Conheça a nova frente que a Mercedes tinha prometido estrear!

A Mercedes cumpriu o prometido a estreou mesmo, no último dia de testes de Barcelona, uma nova frente no W07 Hybrid, guiado por Lewis Hamilton na parte da manhã. Na verdade, a olho nu quase não se dá por ela, já que não há nenhuma diferença de tão visível assim, a não ser uma abertura na parte superior da frente da monocoque e, já mais escondida, uma espécie de uma fenda sob o bico.

Toto Wolff já avisara que, ao longo destes dias, iriam experimentar novas peças no W07. «Algumas delas deixaram-me surpreendido a primeira vez que as vi!», contou na altura. «É típico deste desporto», explicou o responsável técnico, Paddy Lowe. «Vamos trazendo novos componentes numa base diária para as irmos experimentando até à primeira corrida. E o novo nariz será uma delas».

A frente dos carros é uma zona relativamente neutra e em que as equipas têm seguido soluções muito semelhantes. Logo, quem conseguir encontrar uma vantagem nessa zona, por mais pequena que seja, poderá conseguir um ganho decisivo. É o que a Mercedes procura, com uma espécie de conduta – os britânicos chamam-lhe «S-duct» – que faz passar o ar por dentro do nariz do carro, melhorando a aderência aerodinâmica.

Já não é uma inovação, tanto a Ferrari como a McLaren a usaram ou usam, mas a Mercedes levou o conceito a um extremo, com uma conduta bastante mais longa que o normal e obrigando a que os pilares que suportam a asa dianteira fiquem mais juntos e mesmo no bordo da asa. É quase inacreditável como é que uma junção tão mínima consegue aguentar tão elevadas cargas como as que a asa dianteira suporta!

Já esta semana a Mercedes tinha surpreendido ao experimentar uns painéis verticais montados atrás das rodas dianteiras, em «escadinha», a que chamou… «chão W». O que, na verdade, não quer dizer nada! «Costumamos dar nomes aos componentes que não estão directamente relacionados com nada a que se destinam. Desta forma, quando falamos entre nós, só quem está mesmo por dentro do assunto é que percebe a que nos estamos a referir…», revelou Paddy Lowe. Porque o segredo é sempre a alma destes testes!

Partilhar Notícia.