F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Evolução do motor Mercedes com mais 70 cv também para Williams e Force India

Já falta menos de uma semana para o primeiro tira-teimas de 2017, a qualificação para o G.P. da Austrália mas… tomara que comece para ver se terminam estes joguinhos de bastidores e este clima de «faz-de-conta», em que nunca se sabe em quem acreditar… Agora, depois de ser quase unânime que a Ferrari saiu «por cima» dos testes de pré-temporada, eis que surge o rumor de que a Mercedes poderá ter guardado 70 cv suplementares na sua unidade motriz que irá disponibilizar em Melbourne, numa evolução do motor, não só para a sua equipa mas também para a Williams e Force India!

A marca alemã confirmou a introdução que as três equipas que fornece receberão a mais recente evolução do seu grupo propulsor, aquela que foi validada na última semana de testes pela escuderia oficial. Desvalorizou, assim, os… outros rumores de terem aparecido problemas com a cambota que teria obrigado a rodar com o motor num modo conservador. E os pequenos problemas verificados na primeira semana parecem definitivamente resolvidos, numa unidade motriz que sofreu grandes evoluções para este ano e que pode ter ganho os tais 70 cv mais.

Só a equipa oficial da Mercedes cumpriu mais de cinco mil quilómetros de testes, tendo sido a que mais voltas fez à pista de Barcelona. Mas a Ferrari bateu-a num importantíssimo detalhe: fez as duas semanas de testes com um único motor! A marca germânica, por seu turno, experimentou diversos componente que não irá introduzir já, até estar segura da sua fiabilidade, tirando também partido da alteração das regras.

Este ano acabaram as chamadas «fichas de desenvolvimento», o que significa que os construtores de motores são livres de introduzirem as evoluções que querem, desde que o façam na altura programada de montar novos motores – o que sucederá, grosso modo e se não houver avarias, de cinco em cinco provas, já que há quatro motores para 20 Grandes Prémios.

Ou seja, a Mercedes poderá começar a época com um motor muito competitivo mas estar já a preparar para Espanha, a quinta prova, um novo grupo propulsor bastante mais potente, com as peças experimentais que não usará ainda neste início de temporada! Às 7 horas do próximo sábado, quando terminar a primeira qualificação do ano, já teremos uma primeira ideia do equilíbrio de valores, com o cronómetro a pôr fim a estes joguinhos de bastidores…

Partilhar Notícia.