F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Há alunos estagiários da Petronas que também são campeões do Mundo!

Esta é uma daquelas histórias que nunca ou muito raramente conseguem perfurar por entre o brilho ofuscante das estrelas de um desporto tão mediático como a Fórmula 1. Onde só os grandes pilotos, os mediáticos dirigentes ou os geniais engenheiros parecem ter lugar mas que, no final, de pouco valeriam sem um «exército» de muitas centenas de «sem nomes» por trás!

Mas, mesmo entre estes muitos elementos que, na pista ou nas fábricas, dão o litro para que tudo esteja em condições de lutar por um título, alguns elementos há que… nem era suposto ali estarem! Estamos, neste caso específico, a falar da equipa Mercedes que todos os anos, desde 2010, integra jovens alunos universitários malaios nos seus quadros, por períodos de oito meses, na sequência de uma parceria estabelecida com o seu principal parceiro e «sponsor», a petrolífera da Malásia, a Petronas.

«A ideia era receber alguns alunos talentosos que estudavam na Universidade de Tecnologia que a Petronas tem na Malásia, e trazê-los para o Reino Unido para terem a experiência de trabalhar numa organização como a nossa», explica Paul Mills, director dos Recurso humanos da equipa Mercedes. «Podem praticar algumas das suas competências e trabalhar lado-a-lado com líderes em vários ramos. Quando os vemos, no final, ao fazerem a sua última apresentação, percebe-se o quanto eles evoluíram nos meses que passaram connosco!».

Mas expliquemos este programa único ao nível da Fórmula 1 e que, no final, aproxima ainda mais dois parceiros cujo trabalho conjunto é um dos segredos para os títulos conquistados nestes últimos anos. Foi no início de 1997 que foi inaugurada a Universiti Teknologi Petronas, um campus universitário que cobre… 400 hectares! Além da formação de engenheiros, a universidade colabora também nas pesquisas que servem os interesses da petrolífera malaia.

Todos os anos um grupo restrito de alunos das várias áreas da engenharia têm a oportunidade única de serem integrados na equipa de Fórmula 1 da Mercedes. Mas não se pense que têm vida fácil… Mesmo que estejam prestes a tornar-se engenheiros, a sua entrada na equipa começa mesmo por baixo, podendo estar dias inteiros apenas a inventariar porcas e parafusos, antes de serem distribuídos pelos mais variados sectores.

Assim, encontramos estagiários malaios a trabalhar no departamento da fibra de carbono, duas engenheiras na parte da aerodinâmica, outro na oficina onde desmontam os carros que regressam das pistas e por aí fora. «Os nosso estagiários proporcionam uma colaboração muito próxima com a equipa», diz o presidente da Petronas, Datuk Wan Zulkiflee Wan Ariffin, orgulhoso desta parceria. «Mas há uma outra coisa extremamente importante que não é muito visível: este programa permite que eles adquiram a cultura de uma equipa de altíssimas ‘performances’ e é isso que nós queremos, depois, replicar na Malásia».

Em Brackley, ao fim de sete anos desta parceria, os estagiários malaios já se sentem bem-vindos. «Esta empresa acredita no trabalha em equipa e faz-nos sentir, de facto, como elementos de uma família», diz um dos estudantes. Qual o lado mau? Aí as opiniões são unânimes: o clima é muito frio e os dias cinzentos, face ao calor e aos dias ensolarados na Malásia… Mas um dos estudantes, David Bong, fez ainda referência a um detalhe delicioso: de início sentia-se intimidado pela elevada estatura dos colegas europeus, sendo os malaios bastante mais baixos! Mas rapidamente ultrapassou o problema e deixou o conselho aos colegas que chegaram a seguir: concentrem-se nas vossas competências e não liguem ao tamanho dos outros que vamos estar todos a puxar para o mesmo lado!

É esta a história dos mais secretos elementos das conquistas dos títulos da Mercedes. «É a oportunidade de uma vida, algo fantástico que não tem preço!». «Até já pude participar na montagem do carro para uma corrida». «Consegui conhecer o Lewis!». «As competências que aqui adquiri vão-me ser de enorme utilidade no futuro». As reacções são entusiásticas, não admira, pela riqueza que levam dos meses passados na equipa Mercedes. Mas também por poderem dizer que, graças à parceria com a Petronas, um bocadinho dos títulos mundiais também é seu!

Partilhar Notícia.