F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mercedes penaliza já Hamilton que se diz preparado para minimizar as consequências

Organizem-se!... Afinal, depois de dar a entender que poderia adiar a inevitável penalização de Lewis Hamilton na grelha de partida para o G.P. de Itália, a Mercedes decidiu antecipá-la e assumi-la já este fim-de-semana, no G.P. da Bélgica. Pela montagem de componentes extra no seu grupo propulsor, em relação aos cinco autorizados para cada época, depois de já ter atingido o número limite quer em relação aos turbos quer no que respeita aos MGU-H, unidades híbridas que geram electricidade a partir do calor do turbo.

A única dúvida é saber quantos lugares na grelha irá Hamilton penalizar porque isso dependerá dos componentes que serão trocados na sua unidade motriz. Já em Spa, um porta-voz da Mercedes apenas adiantou: «É seguro assumir que ele irá largar do final da grelha ou muito próximo disso, mas não podemos ser mais precisos neste momento». Isso poderá significar que o tricampeão do Mundo irá sofrer, pelo menos, 15 lugares de penalização, dez pela montagem de uma sexta unidade de um dos componentes (o turbo, por exemplo), mais cinco pela sexta unidade de um segundo componente (MGU-H). Embora isto sejam apenas conjecturas, para já…

Na habitual conferência de imprensa das tardes de quinta-feira, Lewis Hamilton mostrou-se razoavelmente tranquilo em relação ao que o espera para este fim-de-semana. Porque Spa é uma pista em que ultrapassar não é de todo difícil e porque tem uma vantagem de 19 pontos sobre Nico Rosberg no topo do Mundial. «Farei tudo para minimizar o impacto da penalização. Mas, para lá disso, conto manter o a onda positiva em que vinha navegando antes da paragem», referiu.

O britânico confirmou a informação: «Tanto quanto sei, assumiremos a penalização já este fim-de-semana, não tenho mais motores para usar. Lutar pela vitória irá ser muito, muito difícil, claro. A diferença para os outros carros diminuiu, os Red Bull têm sido muito rápidos mas também os Ferrari e, no geral, todo o pelotão está mais compacto. Portanto irá ser mais difícil este ano ganhar posições, mas farei tudo o que puder para minimizar os danos desta penalização».

Nunca como nesta prova a reunião para determinar a estratégia para a corrida será tão importante para Lewis Hamilton que até dispõe de menos um jogo de pneus médios (o mais duro este fim-de-semana) que Nico Rosberg. A não ser que opte por uma paragem muito cedo para ficar bem no fundo do pelotão mas a rodar com pista totalmente livre e a explorar a velocidade pura do seu Mercedes. Dessa forma poderia colher os frutos no final das 44 voltas…

Partilhar Notícia.