F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mercedes só deverá avançar com a penalização de Hamilton no G.P. de Itália

A decisão terá de ser tomada agora e, muito provavelmente, por vontade da Mercedes, Lewis Hamilton só irá ser penalizado em dez lugares da grelha em Monza, no G.P. de Itália, e não já na próxima prova, na Bélgica. Esta é, pelo menos, a opinião do director da equipa, Toto Wolff.

Recorde-se que, devido aos problemas de fiabilidade que o afectaram na fase inicial do campeonato, Lewis Hamilton já está há algumas provas a utilizar o quinto turbocompressor e o quinto MGU-H, o sistema híbrido que produz energia eléctrica a partir do calor libertado pelo turbo. Ou seja, já atingiu o número limite autorizado para toda a época, o que significa que, quando tiver de montar o sexto daqueles componentes, será penalizado em dez lugares na grelha. E é impossível fazer os nove Grandes Prémios que faltam sem recorrer a, pelo menos, um sexto componente…

Assim, o que a Mercedes e o próprio Hamilton desejam fazer é estrear esses sextos turbo e MGU-H numa pista em que as ultrapassagens sejam mais fáceis, de forma a que o campeão do Mundo consiga minimizar os danos da penalização de dez lugares na grelha. Spa seria uma boa pista para o fazer, mas Toto Wolff parece ter outra ideia apontando, caso não surja qualquer problema na prova belga, para Monza, uma semana depois.

«Tudo tem que ver com minimizar os efeitos da penalização, numa pista onde as ultrapassagens sejam um pouco mais fáceis. E se pudermos esticar mais um pouco, poderemos terminar a época com esse último motor», explicou o director da equipa Mercedes AMG Petronas.

Mas há ainda uma outra e bem forte razão para que essa nova unidade motriz apenas seja montada no carro de Hamilton em Monza. É que, pelos vistos, a Mercedes prepara uma evolução para Itália o que, no caso de a troca ser feita já na Bélgica, acabaria por beneficiar apenas Nico Rosberg.

«Há um outro factor a considerar. Não queremos trocar o motor quando na corrida seguinte poderá haver um ‘upgrade’ que ´pode melhorar a ‘performance’ do motor e que, assim, beneficiaria o Nico, isso também tem de ser levado em consideração», explicou Wolff, levantando a ponta do véu dos planos da Mercedes para o velocíssimo circuito de Monza. Vem aí um super motor Mercedes!

Partilhar Notícia.