F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Os constantes milagres da Force India que está de novo no 4.º lugar dos Construtores!

De vez em quando convém ter um olhar mais abrangente sobre todo o pelotão para vermos quem está, de facto, a fazer um bom trabalho neste início de temporada. Porque a Fórmula 1 não se pode resumir às equipas grandes, as pequenas têm tanto ou mais valor, pelos resultados que vão obtendo com muitíssimo menos meios. E, aí, a Force India merece todo o destaque, com 31 pontos já somados quando, há um ano, após as quatro primeiras provas, tinha… oito!

De novo instalada no 4.º lugar entre os Construtores, 13 pontos à frente da Williams, a equipa de Silverstone – já não tão pequena assim, mas ainda longe da dimensão da escuderia com que se bate directamente… – está a «jogar» muito acima daquilo que esperaria, mas deve-o a um trabalho extremamente bem feito na preparação das corridas: tirando Mercedes e Ferrari, foi a única em que os dois pilotos pontuaram em todas as provas e, na Rússia, conseguiram magníficos 6.º e 7.º lugares!

Sergio Perez – actual 7.º no Mundial, com os mesmos pontos do 6.º, Daniel Ricciardo! – reconhece que tudo está a correr melhor que o esperado. «Olhando para a classificação, não devíamos ter terminado ali se nos baseássemos apenas no ritmo do nosso carro. Voltámos a aproveitar as oportunidades dadas pela Red Bull e Williams que tiveram problemas. Em termos de ‘performance’ pura não estamos nem perto deles, mas a equipa voltou a fazer um trabalho fantástico! Temos vindo a fazer milagres em todas as provas para estarmos nesta posição!».

A esperança do mexicano é a evolução que será introduzida no VJM10 em Barcelona e que incluirá um novo fundo plano, estudado para melhorar o comportamento nas curvas médias e lentas, um dos seus pontos fracos. «Se conseguirmos melhorá-lo, acho que lhes vamos conseguir dar luta!», deseja Perez.

Também Esteban Ocon estava encantado no final da corrida russa, em especial por, finalmente, ter abandonado a «sina» do 10.º lugar (três seguidos!), com magnífico 7.º posto. «Foi mais uma forte actuação da equipa, é notável o que temos conseguido! Foi um fim-de-semana muito tranquilo, com tudo a correr de acordo com o planeado. Fomos sempre evoluindo, sempre a melhorar, o que é um excelente sinal antes de recebermos as evoluções para Barcelona. Isto só nos enche de esperanças de conseguirmos grandes coisas!».

Porque há muito trabalho bem feito noutros pontos da grelha mas nem sempre os «holofotes da fama» o ilumina condignamente, destaque-se, pois, o que a Force India tem vindo a conseguir este ano. Nem era preciso terem o carro pintado de cor-de-rosa para darem nas vistas!

Partilhar Notícia.