F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Reacções e suposições no dia em que o campeão do Mundo abalou a Fórmula 1

No dia em que a Fórmula 1 foi abalada pelo anúncio do novo campeão do Mundo de que irá pendurar o capacete aos 31 anos, já nem defendendo o título, sucederam-se as reacções… e os palpites quanto a quem poderá ocupar o lugar que, de repente, Nico Rosberg deixou vago na Mercedes.

Toto Wolff, director da equipa campeã do Mundo e a terceira pessoa a ser informada da decisão por Nico Rosberg, considerou a sua opção «corajosa e uma prova do seu forte carácter». «Escolheu sair pela porta grande, no topo da sua carreira, e com o título mundial que representava o seu sonho de criança. Assim que me explicou, percebi-o de imediato…».

A equipa Mercedes foi totalmente apanhada de surpresa, ninguém sabia desta ideia de Rosberg, nem mesmo Wolff. O austríaco fez questão de homenagear o piloto que lhe deu mais um título: «As pessoas tendem a pensar que o Nico teve a vida facilitada por ter um pai que foi campeão do Mundo. Foi precisamente o contrário! Teve de se bater ainda mais para chegar a este ponto, para conseguir igualar o pai. Apenas lhe queremos agradecer os sucessos que nos proporcionou, antes de procurar as opções para o futuro».

Lewis Hamilton disse que não ficou surpreendido quando recebeu uma mensagem do próprio Rosberg a comunicar-lhe, antecipadamente, a decisão hoje anunciada. «Foi uma corrida para avisar toda a gente que tinha de avisar e queria que o Lewis soubesse por mim, então enviei-lhe uma mensagem».

«Será uma surpresa para muita gente mas não para mim… Conheço-o há muito tempo, esta é a sua primeira vitória em 18 anos, por isso não fiquei surpreendido por ter decidido parar», comentou Hamilton. «Ele tem uma família em que se quer focar, quer ter mais filhos e a F1 ocupa todo o tempo. Se vou ter saudades da nossa rivalidade? Certamente! Só tenho pena que ele não me dê a oportunidade de lutarmos para lhe recuperar o título…».

Quanto a um futuro colega de equipa, Hamilton diz não ter qualquer preferência: «Só quero ter um estatuto semelhante, nunca fui de pedir pilotos que sejam n.º 2 com outros gostam de ter nos seus contratos… Quanto mais rápido for o outro piloto, melhor será para mim e mais prazer terei em batê-lo».

Bernie Ecclestone veio logo dizer que via com muito bons olhos a passagem de Fernando Alonso para a Mercedes, voltando a formar uma dupla com Hamilton que… tão mal resultou na McLaren, em 2007! Wolff, em tempos, falou da admiração que tinha para com o espanhol enquanto piloto, mas dificilmente a McLaren abrirá mão de Alonso… A escolha mais óbvia parece ser Pascal Wehrlein que assim veria sair-lhe o «Euromilhões»! Resta saber se o jovem alemão já estará pronto para entrar a lutar pelas vitórias que é… o mínimo exigível numa equipa como a Mercedes.

Por fim, Toto Wolff é também «manager» de pilotos como Valtteri Bottas e Esteban Ocon, mas que já estão dados como certos na Williams e Force India, respectivamente. Há, contudo, um piloto de que ninguém fala… Carlos Sainz está seguro na Toro Rosso mas a verdade é que, em 2018, não tem grande saída porque a Red Bull deverá manter Ricciardo e Verstappen. Se a Mercedes pagar para o libertar do contrato – muito menos do que teria de pagar para ter Verstappen… que nem quererá sair da Red Bull –, o espanhol seria uma boa aposta, pelo talento que já demonstrou e pela «fome» que tem para conseguir resultados! Além de já ter muita experiência acumulada. Mas isto é simplesmente um… «pensar alto».

Partilhar Notícia.