F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Wolff admite ordens de equipa: «Mudar de estratégia para bater Vettel»

Toto Wolff já admite mudar de estratégia e utilizar ordens de equipa na luta pelo Mundial de Pilotos, depois de ter visto a forma tão clara como a Ferrari põe todas as suas fichas em Sebastian Vettel, nem permitindo que Kimi Raikkonen, muito mais rápido, o passasse para vencer na Hungria. «Para bater Vettel teremos de mudar de estratégia», disse numa entrevista que concedeu à «Gazzetta dello Sport» na Costa Esmeralda (Sardenha), onde encontra de férias com a família.

«É mais que óbvio que a Ferrari, para o título, aposta apenas no ‘Seb’. Nós, pelo contrário, deixando correr livremente os nossos pilotos acabamos por estar em desvantagem mas poderemos ter de nos adaptar. Mas não me arrependo da decisão tomada na Hungria de termos devolvido o 3.º lugar ao Bottas, mesmo no final da corrida», referiu Wolff, mesmo que essa manobra tenha custado 3 pontos a Hamilton no Mundial de Pilotos, onde está agora a 14 de Vettel.

«Nos últimos anos, esta nossa filosofia de dar liberdade total aos nossos pilotos não nos punha problemas, pois os títulos foram discutidos ‘em família’ [entre Hamilton e Rosberg], mas agora a situação é diferente», reconheceu Wolff que chegou a dizer: «Agora, esta nossa abordagem de deixar correr os dois à vontade pode ser uma desvantagem e poderemos ter de nos adaptar».

Voltando ainda à corrida do Hungaroring e aos três pontos que Hamilton «ofereceu» a Vettel, o director da equipa Mercedes reforça: «Tal como disse na altura, se perdermos o Mundial por três pontos terá sido como dar um tiro num pé, mas tínhamos de cumprir o nosso compromisso», explicou. «Como em toda a minha vida, se digo algo, então faço-o. Hamilton tinha-nos pedido para o deixarmos passar Bottas para atacar os Ferrari e o pacto era de que, se não o conseguisse, devolveria a sua posição».

Agora, e depois do que viu a Ferrari fazer, o austríaco está a tornar-se mais pragmático e a olhar para o resto da temporada com outros olhos: «Ao longo destes anos temos aplicado uma série de princípios, mas isso não significa que façamos as coisas da mesma forma no futuro. O nosso objectivo é ganhar os dois campeonatos e devemos ser suficientemente abertos e humildes para mudarmos o nosso enfoque se percebermos que a nossa estratégia actual não está a valer a pena».

Ironicamente, só Lewis Hamilton poderá evitar que a Mercedes tenha de abrir mão dos seus princípios… Se regressar em boa forma e a vencer corridas – e, pelo menos teoricamente, tem em Spa e Monza duas boas pistas para o fazer – evitará que Toto Wolff tenha de ditar ordens de equipa!

Partilhar Notícia.